Veículo advindo de verba de processo trabalhista é entregue a instituição social
- Publicado: Quinta, 19 Dezembro 2024
Na manhã de quinta-feira, 19/12, representantes do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE), as juízas da 5ª Vara do Trabalho (VT) de Aracaju, Cristiane D’ávila Ribeiro (titular) e Kamilla Mendes Laporte (auxiliar) participaram da entrega de um veículo ao Centro de Referência Infantojuvenil de Sergipe (CRAI-SE), advindo de processo de execução de multa por descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), movido pelo Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE) em face da Fundação Renascer do Estado de Sergipe.
Parte do valor apurado em execução foi destinado à aquisição de um veículo para o CRAI-SE, que servirá para as atividades e transporte de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual do Centro para os locais de rede de apoio às vítimas.
O procurador do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), Emerson Albuquerque Resende, fala sobre a importância da parceria das instituições. “Nós destinamos o veículo que será utilizado nas atividades do CRAI-SE e simboliza a continuidade da união dos esforços do MPT-SE, da Justiça do Trabalho, do MPSE e do Governo do Estado de Sergipe, para que o Centro continue prestando um serviço de excelência para a população sergipana e protegendo as as vítimas. A violência sexual é uma chaga social muito grave e vemos que o CRAI segue funcionando com excelência e cada vez melhor. Nós estamos aqui para continuar apoiando”, explicou Resende.
A juíza da 5ª Vara do Trabalho de Aracaju, Cristiane D'avila Ribeiro, ressaltou a função do juiz e a escolha da instituição que acolhe crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. “Nossa função primordial como juiz é julgar processos, solucionar conflitos e proferir decisões. E é gratificante quando, além dessa função primordial e essencial, podemos, de certa forma, contribuir para a sociedade. Existia uma ação do Ministério Público do Trabalho e, em razão de um valor que foi recolhido nesse processo, a gente optou, depois de várias conversas, por destinar esse valor para a compra desse veículo para o CRAI, que é uma instituição que tem um trabalho lindíssimo, que proporciona apoio e bem-estar à criança e ao adolescente no momento que estão tão vulneráveis”, esclareceu a magistrada.
“Essa parceria com o MPT-SE é de muito tempo, com grande importância social e conquistas para nossas crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Esse veículo vai nos auxiliar no transporte das vítimas, fortalecendo a rede de apoio de assistência, comunicação e proteção em tempo hábil para a vítima”, afirmou a coordenadora do CRAI-SE, Lourivânia Oliveira Melo Prado.
CRAI-SE
O CRAI-SE oferece um serviço especializado no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual em todo o Estado de Sergipe. É a primeira unidade do Norte e do Nordeste, o segundo do Brasil e foi construído e equipado com destinações da Justiça do Trabalho, MPT-SE e MPSE. O Centro fica localizado em um anexo à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), em Aracaju.
Texto e fotos: Tíffany Tavares
Ascom TRT/SE