Ejud-20 inicia o ‘Curso de Formação de Formadores’ direcionado a servidores e magistrados
- Publicado: Quarta, 12 Março 2025
A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (Ejud-20) iniciou nesta quarta-feira, 12/3, o ‘Curso de Formação de Formadores’, que tem como objetivo capacitar profissionais para desempenharem funções de instrutores ou facilitadores em processos de aprendizagem. A abertura dos trabalhos foi conduzida pela diretora da Ejud-20, a Desembargadora Vilma Leite Machado Amorim, e contou com a participação de servidores e magistrados interessados em atuar nas atividades de capacitação promovidas pela Escola Judicial.
A diretora da Ejud-20, Desembargadora Vilma Leite Machado Amorim, agradeceu a participação de todos, bem como aos responsáveis pela realização do evento, citando que também participou do curso. “Aprendi que é possível capacitar magistrados e servidores como formadores, desenvolvendo, continuamente, competências referentes à sua atuação profissional, na atividade meio ou atividade meio, bem como na docência, para sua própria formação e a de seus pares”, frisou a diretora.
O curso segue até a próxima sexta-feira, 14/3, e será ministrado pelo professor Erisevelton Silva Lima (Eri Lima), com a finalidade de desenvolver habilidades pedagógicas, metodológicas e de comunicação. “Os participantes aprenderão a utilizar ferramentas voltadas para a educação corporativa para que, na formação do terceirizado ao desembargador, eles caminhem na perspectiva do desenvolvimento de competência profissional”, explicou o professor Eri Lima, acrescentando que o curso oferecerá subsídios teóricos e práticos para que os formadores desenvolvam a competência profissional dos seus pares.
A capacitação abrangerá os seguintes temas: metodologias de ensino (incluindo abordagens tradicionais e inovadoras); competências do formador; perspectivas filosóficas, antropológicas e psicológicas para a condução de formações entre pares e outros profissionais indicados; conceitos, princípios e modalidades de metodologias ativas; utilização de novas tecnologias no ensino e aprendizagem; planejamento e execução de aulas presenciais com o uso de metodologias ativas e técnicas contemporâneas; comunicação eficaz (envolvendo empatia, assertividade, clareza e objetividade, além da identificação e mitigação de ruídos de comunicação); e tipos de avaliação e feedback aplicados aos métodos ativos.
O professor Eri Lima é pedagogo e psicanalista; doutor em Educação com ênfase em Avaliação pela Universidade de Brasília (UnB); mestre em Educação na área de Política e Administração Educacional pela Universidade Católica de Brasília; especialista em Administração Educacional pela UnB.