Programa ‘Se Liga, Mulher! Seu Futuro é Seu’ atende cerca de 180 meninas de escolas públicas
- Publicado: Terça, 01 Abril 2025
Cerca de 180 meninas, adolescentes, com idade entre 16 e 18 anos incompletos, provenientes da rede de ensino público, foram recebidas no Tribunal Regional do Trabalho da 20ª região (TRT/SE) para participarem do programa ‘Se Liga, Mulher! Seu Futuro é Seu’. Organizado pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) e pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec) do TRT/SE, em parceria com o Instituto Social Ágatha, o evento foi realizado entre os dias 24 e 27 de março, em homenagem ao mês da mulher, e teve como foco promover a autoestima dessas jovens.
Atendendo a aproximadamente 45 alunas por dia, de diversas escolas públicas do estado, o programa ‘Se Liga, Mulher! Seu Futuro é Seu’ apresentou o funcionamento do TRT/SE, colocando-o como um ambiente em que elas pudessem estar no futuro. Em seguida, as meninas participaram de oficinas, produzidas pelo Instituto Social Ágatha, abordando temas como autoestima, relacionamento abusivo, sororidade e empatia.
Coordenador do Nupemec, o desembargador Thenisson Santana Dória falou sobre o papel do judiciário na promoção da igualdade e da cidadania. “Ao abrir as portas do Tribunal, mostramos a essas jovens que elas têm voz, direitos e oportunidades. E a parceria com o Instituto Ágatha fortalece esse propósito, oferecendo conhecimento, empoderamento e emancipação, para que elas construam um futuro mais justo e inclusivo", ressaltou o desembargador Thenisson Dória.
O coordenador do Cejusc do 1º grau, o juiz Henry Cavalcanti de Souza Macêdo, ressaltou que o programa ‘Se Liga, Mulher! Seu Futuro é Seu’ representa um passo essencial na construção de um futuro mais igualitário para essas jovens. “Ao trazê-las para dentro do TRT Sergipe, mostramos que esse espaço também lhes pertence, que a Justiça do Trabalho está acessível a todas e que elas podem, sim, sonhar e conquistar seu lugar no mundo jurídico, ou em qualquer outro campo que desejarem”, citou o juiz Henry Cavalcanti.
“Além disso, a parceria com o Instituto Social Ágatha fortalece a nossa missão de conscientização e empoderamento, proporcionando ferramentas para que essas meninas reconheçam seu valor, saibam identificar e combater violências e possam trilhar caminhos com mais segurança e autonomia", acrescentou o coordenador Henry.
O evento ‘Se Liga, Mulher! Seu Futuro é Seu’ contou com o apoio da Ejud-20; e foi uma realização também do Subcomitê de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual e à Discriminação no primeiro e segundo graus de jurisdição; dos Programas de Equidade; de Enfrentamento ao Trabalho Escravo; de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem; do Programa Trabalho Seguro; e do Comitê Pop Rua Jud.
Por Daniele Machado (Ascom TRT/SE)