Acolhimento e informação: TRT/SE realiza evento sobre o Transtorno do Espectro Autista
- Publicado: Quarta, 02 Abril 2025
O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE), por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep), com o apoio integral da Geap Saúde e do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão, realizou na quarta-feira, 2 de abril, o evento “Cuidar-se para cuidar”, que integra a Agenda Bem Viver, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A iniciativa teve como objetivo acolher, informar e orientar servidores(as) e colaboradores(as) do TRT/SE que convivem com pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo um espaço de troca de experiências e apoio.
O diretor-geral do TRT/SE, Sérgio Santana de Matos, abriu o evento e ressaltou a sua importância. “É uma oportunidade de ouvirmos exemplos, depoimentos que podem nos ensinar e orientar sobre como acolher as pessoas com autismo”, comentou.
Diego Braz Oliveira, coordenador de relacionamento do Geap, falou da participação do convênio no evento. “Com nossos parceiros em ação, conseguimos identificar possíveis problemáticas e ajudar os servidores. A atenção e acolhimento com o servidor faz com que ele se sinta confortável a executar suas tarefas laborais, de forma que todo mundo sai ganhando”, disse o coordenador.
A programação contou com serviços de saúde preventiva, como aferição da pressão arterial e medição do índice glicêmico, cuidado visual, além de terapias complementares, incluindo aromaterapia, spa das mãos, auriculoterapia, massagem relaxante, reflexologia e reiki. Também houve atendimento para cuidado visual.
Roda de conversa
Durante a roda de conversa "Transtorno do Espectro Autista, o que saber?", o psicólogo do TRT, Thiago Bomfim Lima, salientou a importância da conscientização sobre o autismo. "O autismo é uma questão de saúde pública, não um problema individual de pais e mães atípicos. Precisamos nos preocupar com o suporte emocional dessas pessoas e garantir a inclusão e a autonomia para que possam ter uma vida plena", frisou Thiago.
Mãe de autista, a psicopedagoga Letícia Batista emocionou os(as) participantes do evento, relatando sua experiência com o filho Bruninho, diagnosticado com TEA e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), e a filha Bruna Letícia, com TDAH. Ela comentou os desafios enfrentados no processo de aceitação do diagnóstico do autismo e do TDAH, e compartilhou sua experiência pessoal.
"Escolhi ser mãe, e esse processo se tornou minha profissão. Dedico-me aos meus filhos e me especializo para cuidar deles e de outras famílias. Mas, por mais cursos e formações que tenhamos, a vivência dentro de casa é muito diferente. No dia a dia, percebemos que nem tudo que estudamos funciona na prática. Não há uma fórmula mágica para o desenvolvimento infantil, apenas critérios e protocolos que testamos para ajudar cada criança a evoluir”, destacou Letícia.
Além do psicólogo Thiago e da psicopedagoga Letícia, também participaram da roda de conversa, relatando suas experiências pessoais, a médica Gabriela Oliveira Andrade e o técnico judiciário Garrete Alves Reis, ambos servidores do TRT/SE, e que possuem filhos autistas.
O servidor Garrete compartilhou que receber o diagnóstico de autismo do filho Benjamim foi um momento desafiador para ele e sua esposa, especialmente por não terem conhecimento prévio sobre o tema. No entanto, ressaltou que o ambiente acolhedor no TRT/SE fez toda a diferença, proporcionando suporte essencial para lidar com essa jornada. “Se o seu trabalho não lhe dá conforto, um abraço acolhedor, fica muito mais difícil do que já é. E aqui, no TRT, a nossa experiência foi o oposto. Sempre fomos muito bem acolhidos, de todas as formas”, citou Garrete.
Dia Mundial de Conscientização do Autismo
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, e ao longo do mês de abril, várias iniciativas pelo mundo destacam a importância da conscientização sobre o TEA, incluindo iluminações em azul em diversos monumentos e espaços públicos. O evento “Cuidar-se para cuidar” é uma dessas iniciativas, reafirmando a necessidade de informação e apoio para aqueles que convivem com o autismo.
Por Daniele Machado (Ascom TRT/SE)