• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

 Jovem_Aprendiz_-_Destaque_Notícia_V2.jpg

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE), desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, lançará na próxima sexta-feira, 11 de abril, às 8h30, no auditório do Complexo da Justiça do Trabalho em Sergipe, em Aracaju, o Programa Jovem Aprendiz do TRT/SE. O programa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento social e profissional de jovens de baixa renda por meio da formação teórica e prática, oferecendo a oportunidade da primeira experiência profissional num ambiente de trabalho inclusivo e respeitoso. 

A cerimônia de lançamento contará com a apresentação do Coral da Orquestra Jovem de Sergipe, iniciativa que, assim como o programa, visa à transformação social por meio da arte e da educação. Durante o evento, os 30 jovens selecionados, com idades entre 14 e 24 anos incompletos, serão recebidos juntamente com suas famílias.

“A nossa recepção a esses estudantes simboliza o compromisso do TRT/SE com a inclusão e o futuro desses jovens. Vamos oferecer acolhimento e orientação para que essa experiência profissional seja, de fato, transformadora”, destacou o desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, que também atua como gestor regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem.

Os jovens aprendizes foram escolhidos pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), organização sem fins lucrativos contratada pelo TRT/SE, e atuarão a partir deste mês em unidades do TRT/SE em Aracaju e na Vara do Trabalho de Maruim. Dentre os critérios de seleção está a necessidade desses jovens estarem matriculados e frequentando regularmente a escola, a partir do 7º ano do ensino fundamental, técnico ou na modalidade educação de jovens e adultos.

O Programa Jovem Aprendiz é uma política pública do Governo Federal voltada à formação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. No âmbito do TRT/SE, a iniciativa é regulamentada pelo Ato SGP.PR nº 001/2025 e tem como objetivo proporcionar a primeira experiência profissional e fomentar a inclusão social por meio do trabalho digno e orientado.

Por Daniele Machado (Ascom TRT/SE)