• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

1_-_Foto_Jackson_Bertamoni.jpg

A Escola Judicial do TRT da 20ª Região (Ejud20) realizou, nos dias 23 e 24/4/2025, a Oficina “Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa”. O evento teve como objetivo a capacitação de servidores(as) para a elaboração do inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) previsto na Resolução CNJ nº 594/2024, que institui o Programa Justiça Carbono Zero.

Participaram da oficina servidores das unidades do Tribunal cujas atividades e/ou contratos geridos possuam relação direta com a emissão de GEE e estejam sujeitos a medidas de descarbonização, a saber: Diretoria-Geral; Secretaria de Obras, Serviços e Manutenção; Secretaria de Material, Patrimônio e Logística, Divisão da Escola Judicial e Divisão da Polícia Judicial. 

A oficina teve como facilitador o servidor Jackson Bertamoni de Lima, Analista Judiciário e Chefe do Núcleo de Gestão Socioambiental do TRT da 13ª Região (PB). “A oficina teve o objetivo de promover a sensibilização e o engajamento do corpo funcional do TRT-20 no tema da descarbonização”, disse o facilitador, que trouxe a experiência prática do TRT-13, que já está no terceiro inventário de emissões.

“Durante a oficina, os servidores foram capacitados na identificação das fontes de emissões de gases de efeito estufa provenientes das atividades do Tribunal, na quantificação dessas emissões e na utilização da ferramenta de cálculo da metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol. Ao final do evento, os participantes praticamente concluíram o inventário de emissões do TRT-20 referente ao exercício de 2024”, declarou Jackson.

Com essa ação, o TRT da 20ª Região cumpre o determinado na Resolução CNJ Nº 594/2024, a qual estabelece, no caput do art. 4º que os Tribunais “deverão elaborar inventário de emissões de GEE, com a quantificação das emissões geradas em decorrência das atividades desenvolvidas pelo órgão, usando a metodologia do Programa Brasileiro GHG Protocol.”

Ao final do evento, os participantes e o instrutor receberam, de cortesia, uma caneca ecológica da Ejud-20 com palavras de ordem: “Cuidar… Sustentabilidade… Bem-estar…”

Por: Ejud-20