• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

 Jovens_Aprendizes_iniciam_jornada_no_TRT_SE_com_orientações_e_acolhimento_institucional_DESTAQUE.jpg

O primeiro dia de atuação dos jovens aprendizes no Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE) foi marcado por acolhimento e aprendizado. Após passarem por uma capacitação promovida pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), os selecionados foram recebidos nesta segunda-feira, 5, pela equipe responsável pelo programa no tribunal. Durante a recepção, os(as) aprendizes receberam orientações sobre o funcionamento do TRT/SE e conheceram um pouco da história da Justiça do Trabalho no Brasil e em Sergipe.

Ação que integra o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, o Jovem Aprendiz do TRT/SE é organizado pela equipe de servidores(as) da Divisão de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (Daidi) e visa contribuir para o desenvolvimento social e profissional de jovens de baixa renda. 

Durante a recepção dos(as) jovens no TRT/SE, o presidente desembargador Josenildo Santos expressou entusiasmo com o início do programa, agradecendo aos envolvidos na organização e destacando a importância da iniciativa tanto para os aprendizes quanto para o tribunal, pela troca mútua de aprendizado. “Hoje estamos concretizando um programa que, certamente, transformará as vidas de todos e todas vocês, e vai transformar a vida de nós que estamos do lado de cá também”, destacou o presidente.

O juiz do trabalho Pablo Souza Rocha, que integra a equipe de apoio do Programa Jovem Aprendiz do TRT/SE, participou da recepção aos(às) jovens e compartilhou os desafios enfrentados ao longo de sua trajetória até alcançar a magistratura, incentivando-os(as) a acreditarem em seus sonhos e a contribuírem também para a realização dos sonhos das pessoas com quem convivem.

Pablo Souza também apresentou uma breve história da Justiça do Trabalho, destacando seu papel na sociedade brasileira, especialmente no fortalecimento do processo democrático, na distribuição de renda, no reconhecimento da dignidade humana e na valorização do trabalho — pilares centrais da Constituição Federal. “Mostramos para eles que a Justiça do Trabalho é um importante pilar na construção dessa sociedade mais justa, mais igualitária e mais solidária que a Constituição nos promete”, afirmou o juiz.  

O diretor geral do TRT/SE, Sérgio Santana Matos, compartilhou informações sobre a estrutura e a história do TRT da 20ª Região, desde sua instalação em 1992 até a construção do atual Complexo da Justiça do Trabalho, inaugurado em 2006. “Vocês vão trabalhar na Justiça do Trabalho. Não é qualquer tribunal — é o Tribunal do Trabalho. Isso é importante reconhecer", disse o diretor, destacando a importância da função dos jovens aprendizes e valorizando o papel institucional que eles passam a ocupar.

A programação de boas-vindas incluiu ainda uma apresentação sobre normas de segurança da informação e boas práticas digitais, conduzida pelos servidores Alysson Messias da Silva e Rozana Alves Farani Farias, da Divisão de Segurança da Informação e Proteção de Dados Pessoais da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TRT/SE. O evento também contou com a participação do secretário geral da Presidência do TRT/SE, Maurício Fontes Figueiredo.

Por Daniele Machado (Ascom TRT/SE)