TRT-SE destina mais de 15 toneladas de papel para reciclagem
- Publicado: Quarta, 12 Dezembro 2012
A gestão documental do TRT de Sergipe passou por relevantes avanços no ano de 2012, através da implantação da política de preservação de processos judiciais. As ações de descarte e permanência dos autos físicos foram realizadas pela Comissão Permanente de Gestão de Documentos (Copad), sob a presidência da juíza do Trabalho, Gilvânia Oliveira de Rezende. A partir de 2011 houve uma maior preocupação com a situação em que se encontrava a Seção de Arquivo Geral, por causa da limitação de espaço e do grande número de processos físicos antigos para serem selecionados para eliminação ou guarda permanente, explica a juíza.
Durante oito meses, os membros da Copad examinaram cuidadosamente os autos físicos que poderiam ser descartados definitivamente. Um total de 26.220 processos, que datam anteriormente a 2006, oriundos das seis Varas do Trabalho de Aracaju, foram eliminados por completo. O processo de descarte foi realizado através da fragmentação mecânica de papel que possibilita o uso do material para ser reciclado. Mais de 15 toneladas de papel foram destinados ao programa social de reciclagem da Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem (Care) de Aracaju. A eliminação desses processos sem mais utilidade beneficiou o trabalho de mais de 86 cooperados da Care, afirma a servidora Maria Célia de Souza Santana, secretária judiciária.
Seguindo os critérios estabelecidos pela Resolução Administrativa nº 14/2012, foram preservados 2.293 processos judiciais, incluindo todos os anteriores a 1992, ano de criação do tribunal, que serão catalogados para guarda permanente. Observamos o que determina o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho para preservarmos os processos que possuem conteúdo histórico, que servirão de pesquisa documentária e aqueles correspondentes à amostra seletiva de julgados, e às classes processuais de guarda permanente, explica a juíza Gilvânia Oliveira de Rezende.
|
|
|
|
Fotos: Ascom_TRT20 |