• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

 

Nesta sexta-feira, 9/5, o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE) celebrou o Dia das Mães com uma exposição de artesanato que reuniu tradição, história e talento do interior do estado. O evento aconteceu das 9h às 12h no no hall do edifício-sede do Tribunal. 

A iniciativa, promovida pela Secretaria de Gestão de Pessoas (Segep) do TRT/SE, por meio da Agenda Bem Viver 2025, foi realizada em parceria com o município de Santana do São Francisco e com a Associação para o Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora (Asderen). O evento foi aberto ao público e contou com a presença de magistrados(as), servidores(as), terceirizados(as), estagiários(as), familiares e visitantes externos.

As atividades começaram com um café festivo, trazendo alguns sabores típicos da culinária de Santana do São Francisco. Em seguida, os visitantes puderam apreciar a exposição de peças artesanais em cerâmica e renda irlandesa — esta última reconhecida como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O presidente do TRT/SE, desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, destacou a alegria de celebrar o Dia das Mães com a valorização da cultura sergipana. “O artesanato de Santana do São Francisco e a renda irlandesa de Divina Pastora trouxeram não só cor e beleza à nossa manhã, mas também o simbolismo do cuidado, da delicadeza e da força, que também definem a maternidade. Foi um encontro com as nossas raízes e com o talento do nosso povo, em sintonia com o espírito dessa celebração. Parabéns à equipe organizadora do evento, aos parceiros que tornaram esse momento possível e a todas as mães que estiveram conosco nessa manhã de confraternização”, disse o presidente.

Durante o evento, houve demonstrações ao vivo das técnicas de modelagem de produção da cerâmica, permitindo que o público conhecesse de perto o processo e o cuidado envolvido na confecção das peças. A interação com os(as) artesãos(ãs) foi um dos destaques do evento, proporcionando uma verdadeira imersão na cultura e no saber tradicional do interior sergipano.

Segundo a secretária de Turismo de Santana do São Francisco, Kaysyane Santos de Souza,  a iniciativa do Tribunal enaltece o trabalho dos artistas da região. "É uma satisfação imensa estarmos aqui hoje representando Santana do São Francisco e poder mostrar os produtos tradicionais da nossa cidade. Esse espaço é fundamental para os nossos artesãos, pois promove a divulgação e valorização do trabalho deles aqui em Aracaju. É um momento de orgulho e reconhecimento para todos nós”, afirmou Kaysyane.

“É sempre um prazer quando vocês nos chamam, a gente sempre diz sim, porque é importante para a divulgação da nossa arte. E me sinto ainda mais privilegiada em expor minhas peças em um evento voltado ao Dia da Mães. É uma satisfação,” declarou a artesã do município de Divina Pastora, Maria José Souza.   

As peças artesanais estiveram disponíveis para compra ou encomenda e o público presente teve a oportunidade de adquirir presentes únicos, e ainda,  valorizar a arte local. Além disso, foram distribuídos brindes para as mães presentes, tornando o momento ainda mais especial.

A servidora Luciana Santana da Silva elogiou a iniciativa, ressaltando que o evento foi inovador, principalmente por ter proporcionado a experiência aos visitantes de colocarem a mão no barro e produzirem pequenos jarros. “Achei ótima, bem bonita e inovadora essa comemoração do dia das mães, inclusive tive a oportunidade de fazer um jarrinho” comentou a servidora Luciana Santana da Silva.

Mais do que uma homenagem ao Dia das Mães, o evento evidenciou o papel do TRT/SE na promoção da cultura local e no fortalecimento dos laços com as comunidades interna e externa.

Feliz Dia das Mães!

Por Patricia Teles

Fotos: Daniele Machado

Ascom TRT/SE