• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

2025_DIA_ESTADUAL_DE_COMBATE_AO_FEMINICÍDIO_DESTAQUE.jpg

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT-SE), nesta terça-feira, 29, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, reforça a importância de ações preventivas para evitar esse tipo de crime. A data, instituída pela Lei Nº 8.375, de 20 de dezembro de 2017, tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento ao feminicídio e às demais formas de violência contra a mulher, bem como de estimular a realização de campanhas, debates, seminários, palestras e outras ações voltadas à conscientização.

O combate à violência contra a mulher deve ocorrer em todos os ambientes. No local de trabalho, por exemplo, identificar sinais de que uma mulher está sendo vítima de violência pode ser essencial para prevenir o feminicídio. Com esse entendimento, o TRT-SE lançou, no fim de junho deste ano, a campanha “Justiça por Elas: respeito, escuta e proteção”, voltada à promoção de uma cultura institucional de enfrentamento à violência de gênero. A iniciativa busca ampliar o conhecimento sobre o Programa de Atenção às Magistradas e Servidoras, reforçar medidas de proteção dentro do ambiente organizacional e fortalecer práticas de escuta ativa, sigilo e empatia.

Dados

Segundo o Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2024, Sergipe registrou a segunda menor taxa de feminicídios do país, com 0,8 mortes por 100 mil mulheres. Entre 2023 e 2024, o estado registrou uma queda de 37,5% nesses crimes, passando de 16 para 10 casos. 

Mesmo com a redução, os índices ainda são elevados e reforçam a necessidade de manter e ampliar políticas públicas de proteção às mulheres. Seja no ambiente de trabalho, seja nas ruas ou em casa, a mobilização permanente da sociedade e das instituições é essencial para garantir que nenhuma mulher seja silenciada pela violência.

Por Daniele Machado (Ascom TRT-SE)