TST firma acordo com TRT-17 para uso de software de degravação automática de áudios e vídeos
- Publicado: Terça, 29 Julho 2025
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) assinou com o Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (ES) um acordo de cooperação institucional para a nacionalização do uso da plataforma Mídias JT, criada e desenvolvida pelo TRT-17. A ferramenta utiliza inteligência artificial para transcrever automaticamente conteúdos audiovisuais — como audiências, depoimentos e sustentações orais — e gera resumos, cria legendas, segmenta vídeos por temas e identifica interlocutores.
A tecnologia já está em uso experimental no TST e em fase de testes em outros TRTs, como parte do projeto de nacionalização coordenado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Segundo o presidente do TST e do CSJT, ministro Aloysio da Veiga, a ferramenta representa um marco no uso da inteligência artificial aplicada ao Judiciário. “A degravação por meio de IA não substitui a pessoa, mas aprimora a própria existência da oralidade no processo, permitindo uma documentação permanente com eficiência e fidelidade”, afirmou.
A presidente do TRT-17, desembargadora Alzenir Bollesi de Plá Loeffler, ressaltou o trabalho coletivo envolvido no desenvolvimento do projeto. Ela lembrou que a iniciativa teve início em outubro de 2024, na gestão da desembargadora Daniele Corrêa Santa Catarina, e foi adiante com o apoio do ministro Aloysio e o empenho da equipe de informática, “que fez tudo acontecer”.
Por TST