PDG-2025 é finalizado com oficina sobre Acessibilidade e Inclusão
- Publicado: Quarta, 01 Outubro 2025
O Programa de Desenvolvimento Gerencial 2025 (PDG-2025) foi finalizado na última sexta-feira, 26/9. O terceiro e último módulo do PDG contou com uma oficina sobre Acessibilidade e Inclusão, com o tema “Liderança Inclusiva: caminhos para acessibilidade no TRT20”, conduzida por Luísa Leão, servidora do TRT-8 (PA), chefe da Divisão de Acessibilidade, Inclusão e Sustentabilidade daquele Tribunal.
A abertura do evento foi realizada pela juíza coordenadora do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal, Tatiana de Bosi e Araújo, que, na oportunidade, representou a Diretoria da Escola. A magistrada apresentou a facilitadora da oficina e ressaltou o excelente trabalho que Luísa tem feito em prol da difusão dos direitos das pessoas com deficiência.
A oficina abordou tópicos diversos relacionados ao tema, a saber: conceitos fundamentais de acessibilidade e inclusão; tipos de deficiência e interseccionalidades; legislação e responsabilidades do gestor; acessibilidade no ambiente de trabalho; acessibilidade comunicacional e tecnológica; barreiras atitudinais e comportamentais; desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência; Liderança inclusiva e cultura organizacional; e comunicação inclusiva e não capacitista, dentre outros.
A servidora Luísa Leão, do TRT-8, responsável pela formação, explicou que o curso “Liderança Inclusiva: Caminhos para a Acessibilidade” busca auxiliar os gestores a mapearem as barreiras institucionais ainda existentes. “A ideia é que eles identifiquem essas barreiras e, juntos, possamos construir estratégias para enfrentá-las, seja no cotidiano de trabalho, seja no ambiente físico ou nas tecnologias”, afirmou. Ela reforçou que a transformação vai além da infraestrutura: “O principal objetivo é transformar as concepções capacitistas que ainda limitam a participação efetiva das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho”. A professora agradeceu ainda a receptividade do TRT-SE: “É uma grande alegria, uma grande honra para mim”.
A capacitação destinou-se principalmente a titulares de cargos em comissão (CJs) e de funções comissionadas de chefia, contando com aproximadamente 40 participantes. Além de válidas para o Adicional de Qualificação (AQ), as capacitações são consideradas ações de desenvolvimento gerencial.
Depoimentos
O assessor do desembargador Jorge Cardoso Jorge Luiz Inácio Oliveira destacou a relevância do curso e a condução da professora. Para ele, a palestrante alia teoria e prática de forma única, proporcionando reflexões profundas. “Excelente o evento, o curso e a professora, que é muito boa, entende do assunto e consegue passar experiências profissionais e emocionais, tudo junto. Isso faz a gente refletir sobre as mazelas da sociedade relacionadas ao capacitismo, seja no trabalho, no social ou no ambiente familiar. Ela nos coloca em outro patamar, num mundo mais real”, afirmou.
O chefe do Setor de Riscos e Conformidade, Alysson Messias da Silva, ressaltou a importância do tema para a prática profissional no TRT-SE. Segundo ele, o curso proporcionou uma compreensão mais sensível sobre como lidar com pessoas com deficiência, ajudando a evitar atitudes capacitistas. “Acho que o curso trouxe uma humanidade maior para a gente. Enquanto gestores, conseguimos entender melhor as necessidades dos demais”, disse.
Já a servidora do Setor de Saúde e Perícias, Maria José Silva de Jesus, definiu a experiência como engrandecedora. “A gente às vezes acha que sabe sobre pessoas com deficiência, mas é sempre bom se atualizar. É um exemplo ouvir uma pessoa com deficiência falando sobre o assunto e não apenas um técnico baseado em bibliografias”, afirmou. Inspirada pela palestra, ela contou que começou a pensar em soluções práticas de acessibilidade dentro do tribunal. “Eu já me inspirei e pensei em fazer um pequeno projeto para mim e também ampliar para que outros servidores possam solicitar adaptações conforme suas necessidades”, explicou.
PDG-2025
O PDG-2025 foi dividido em 3 módulos, a saber:
- O módulo I, dividido em duas partes, nos dias 21 e 22/8/205, contemplou os minicursos “Liderança e Gestão de Equipes” e “Governança e Gestão de Riscos”, com 5 horas de duração cada, ministrados, respectivamente, por Rodopiano Neto (TRT-8) e Robnaldo Alves (TRT-18).
- O módulo II, realizado nos dias 4 e 5/9/2025, apresentou o curso “Ética, Integridade e Compliance”, ministrado pelo advogado Rodrigo Pironti, perfazendo 10 horas de capacitação presencial.
- O módulo III, por fim, promovido nos dias 25 e 26/9/2025, contou com a oficina sobre Acessibilidade e Inclusão, conduzida por Luísa Leão (TRT-8), computando também 10 horas de capacitação.
Para saber mais sobre o PDG, leia o ATO DG.PR nº 014/2025, que regulamenta a participação do(a) titular de função comissionada ou de cargo em comissão de natureza gerencial no Programa de Desenvolvimento Gerencial no âmbito do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região.
Texto: Ejud-20/Ascom
Fotos: Maílson Dantas (cortesia) e Daniele Machado (Ascom TRT-SE)