Segurança cibernética e privacidade para a Justiça do Trabalho: Concluída etapa de formação da equipe do TST e dos TRTs
- Publicado: Quinta, 30 Outubro 2025

Na segunda-feira, 27 de outubro, foi concluída a etapa de formação da equipe do TST e dos TRTs referente ao Programa de mentoria e repasse de conhecimento para implantação de metodologia de Avaliação de Maturidade de Segurança Cibernética e Privacidade para a Justiça do Trabalho, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Durante esta fase, as equipes dos Tribunais Regionais do Trabalho responsáveis pelas áreas de Segurança Cibernética e Privacidade de Dados participaram de um nivelamento técnico sobre os temas Segurança da Informação e Cibernética, com base em reconhecidos frameworks internacionais, como o CIS Controls v8, NIST Cybersecurity Framework, NIST Privacy Framework, Programa de Privacidade e Segurança da Informação do Governo Federal (PPSI), além das normas ABNT ISO/IEC e outras referências internacionais. O objetivo desse nivelamento foi determinar os níveis de maturidade e propor planos de ação voltados à elevação da maturidade dos Regionais em privacidade e segurança da informação.
Na sequência, os tribunais responderam a questionários de avaliação de maturidade — um em Segurança Cibernética e outro em Privacidade de Dados — que contemplaram 305 controles. O CSJT consolidou os resultados, encaminhou a cada tribunal um Relatório Sintético de Avaliação e apresentou o ranking nacional dos tribunais.
O TRT da 20ª Região (TRT-20) alcançou maturidade avançada (Nível 4), conquistando o 2º lugar no quesito Segurança Cibernética e o 11º lugar em Privacidade de Dados. O desempenho expressivo reflete a base sólida de políticas internas e a efetiva implementação de práticas de segurança cibernética, embora ainda haja aspectos a serem aprimorados como parte de um processo contínuo de aperfeiçoamento.
As próximas etapas incluem a definição de um Plano de Recomendações para cada tribunal, cuja execução será acompanhada pelo CSJT. O Programa de avaliação de maturidade será realizado em ciclos, até que todos os tribunais alcancem o nível máximo de maturidade em todos os controles.
Por Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic)



 
									


 
                    	 
                    	 
                    	




