GT da Política Socioambiental se reúne no CSJT
- Publicado: Sexta, 13 Setembro 2013
Integrado por representantes de dois Tribunais Regionais do Trabalho de cada região geográfica brasileira, além do TST e do CSJT, o Grupo de Trabalho que tem a missão de elaborar uma proposta de política socioambiental para a Justiça do Trabalho teve sua primeira reunião no período de 10 a 12 de setembro, na sede do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em Brasília.
O primeiro encontro foi destinado a apresentações dos representantes e a trabalho tomando por base normas internacionais e nacionais sobre responsabilidade socioambiental, como a ISO 26.000 e a ABNT NBR 16.001. No decorrer do segundo dia da reunião, os servidores tiveram a oportunidade de dialogar com especialistas do tema, auxiliando na compreensão mais ampla do tema e das possibilidades de atuação.
O cronograma de reunião do GT prevê reuniões mensais, até dezembro de 2013, com previsão de entrega da proposta de política no final deste ano, para análise e deliberação dos integrantes do CSJT, que deverá editar uma Resolução com diretrizes para que cada Tribunal Regional elabore sua própria política, de forma ampla e participativa, de acordo com sua realidade local.
Segundo Ana Borges, coordenadora do GT, no decorrer do processo, o trabalho do grupo será compartilhado e contará com a contribuição de outros especialistas em políticas públicas, que atuarão de forma similar à elaboração do Guia de Compras Sustentáveis, quando foram convidados integrantes de outros órgãos, incluindo membros do Fórum Governamental de Responsabilidade Social.
Regiões
Pela região Norte, estão representantes do TRT8 (PA/AP) e do TRT11 (AM/RR), pelo Nordeste, o TRT6 (PE) e TRT22 (PI) enviaram representantes, pelo Sudeste estão o TRT2 (SP) e o TRT3 (MG), pelo Centro-Oeste estão presentes representantes do TRT18 (GO) e TRT10 (DF), além do TST, e pelo Sul estão presentes o TRT9 (PR) e TRT12 (SC).
Além das reuniões presenciais, a dinâmica de trabalho do grupo prevê a realização de reuniões virtuais, com a possibilidade de participação dos representantes dos diversos Tribunais Regionais do Trabalho.
Fonte: GT da Política de Responsabilidade Socioambiental.