• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Evento para peritos é realizado no TRT20

Com o evento 'Perícia em Foco', a última sexta-feira, 13/12, foi dedicada aos peritos no TRT da 20ª Região. O dia em homenagem a estes profissionais contou com dois momentos: um curso sobre o PJe-JT e uma mesa de debates com o tema 'A perícia sob a ótica dos agentes envolvidos: magistrados, advogados e peritos'.

Às 8h teve início a primeira turma do curso do PJe-JT para os peritos. A priori, este evento ocorreria apenas no turno da manhã, mas, em virtude do número de interessados, uma nova turma foi disponibilizada no período da tarde. Com os dois grupos, o curso sobre o PJe-JT somou 23 participantes, que tiveram a oportunidade de simular a utilização do Processo Judicial Eletrônico.

Para Ossianúbia Alencar, secretária judiciária do TRT20, o treinamento serviu tanto para formação inicial como para aperfeiçoamento dos peritos. "Como todos os nossos processos só se iniciam por meio do PJ-e, é importante capacitar os peritos para trabalharem com o processo eletrônico", destacou.

Dando prosseguimento ao 'Perícia em Foco', ocorreu, às 10h, uma mesa de debates com o tema 'A perícia sob a ótica dos agentes envolvidos: magistrados, advogados e peritos'. Na oportunidade, foram discutidas as peculiaridades envolvendo a prova pericial e as dificuldades encontradas por todos os agentes nela envolvidos. Esta etapa contou com 29 participantes.

Participaram da mesa Antônio Francisco de Andrade e Carlos João de Góis Junior, juízes do trabalho do TRT20; José Marques de Oliveira Neto, perito na área de Medicina e primeiro secretário do Conselho Regional de Medicina em Sergipe - CREMESE; Thenisson Santana Dória, advogado trabalhista; Ana Cristina Menezes Barreto, perita na área de engenharia de segurança do trabalho; e Andrei Lopes Céu, perito na área de fisioterapia.

Para o juiz Antônio Francisco, o que se espera após a realização da mesa de debates é a melhora do diálogo dos peritos com juízes e advogados, proporcionando assim um aperfeiçoamento na elaboração dos laudos. "O nosso objetivo é discutir quais são as maiores dificuldades no caso da prova pericial, quer sejam de relacionamento com a própria Justiça do Trabalho ou com as partes e advogados. O juiz precisa ter esse diálogo aberto com o perito para que a perícia seja o mais próximo possível da realidade", finalizou.

Na oportunidade, durante a mesa de debates, atendendo a pedido prévio da Secretaria Judiciária aos peritos inscritos no evento, Marco Aurélio Gomes Pinto, perito médico, informou a antecipação de 10 perícias, que estavam agendadas para o início de 2014, para serem realizadas ainda no mês de dezembro de 2013.

Fotos: Márcio Garcez