Ferramenta de gestão e execução orçamentária é apresentada no TRT20
- Publicado: Segunda, 19 Mai 2014
Ocorreu na última quinta e sexta-feira, 15 e 16/05, na Sala de Múltiplos Eventos do TRT20, o encontro que reuniu representantes de 16 Regionais Trabalhistas, 2 do TST e 2 do CSJT, a fim de conhecerem melhor o Sistema de Gestão e Execução Orçamentária (SIGEO), apresentado, inicialmente, durante o I Encontro de Boas Práticas da Justiça do Trabalho, ocorrido em Alagoas, no último mês de março.
A desembargadora Graça Melo, no exercício da presidência, fez a abertura dos trabalhos, que foram conduzidos pelo diretor geral do TRT20, Ary Fonseca, que explanou sobre a importância do SIGEO para a gestão estratégica do Tribunal. Em seguida, o Secretário de Orçamento e Finanças, Givaldo Nascimento, apresentou as funcionalidades existentes no Sistema e como elas ajudam no gerenciamento tático/operacional. Por fim, o Secretário de Tecnologia da Informação, Marcos Xavier, apresentou toda a parte técnica do sistema.
Nos dois dias de evento, os representantes TRT da 20ª Região, além de exporem detalhadamente o Sistema, articularam com os interessados a forma como proceder a viabilização de transferência de tecnologia, a fim de possibilitar a implantação do sistema nesses tribunais. Os presentes também discutiram como será feito o desenvolvimento compartilhado do SIGEO, bem como sobre a manutenção de versão única para todos os tribunais.
Os 16 Tribunais Regionais presentes demonstraram interesse em implantar o Sistema, sendo que 6 deles (TRT8/PA e AP, TRT 5/BA, TRT 7/CE, TRT4/RS, TRT10/DF e TO, além do TRT23/MT) serão multiplicadores para os demais. Também ficou definido pelos participantes que serão realizados dois treinamentos: de 21 a 25/07 (curso técnico destinado ao pessoal de TI) e de 12 a 15/08 (curso de negócio destinado aos usuários do Sistema).
Para o diretor-geral do TRT20, Ary Fonseca, a grande adesão de participantes ao encontro é resultado da importância que a ferramenta possui na rotina da área financeira do Tribunal do Trabalho de Sergipe. "É motivo de muita honra e alegria possuirmos uma ferramenta que gera tamanha repercussão, mas também o grau de responsabilidade aumenta, já que, em parceria, a gente pretende tornar o SIGEO um sistema único", explicou.
Rodopiano Neto, diretor-geral do TRT da 8ª Região (PA e AP), ressaltou que o SIGEO é um sistema muito bem desenvolvido, estruturado e que atende às necessidades da área orçamentária. Luiz Fernando Taborda, diretor-geral do TRT da 4ª Região (RS), também elogiou a ferramenta, por facilitar o trabalho diário da área de orçamento e finanças. "Esse sistema de gestão orçamentária preenche lacunas importantes nos tribunais e a intenção, durante este evento, foi justamente conhecer com um pouco mais de profundidade, avaliar as funcionalidades, a tecnologia, para que possamos implementá-los em nossos regionais", finalizou Luiz Fernando.