GETRIN20 discute futuras ações
- Publicado: Quarta, 02 Julho 2014
Na manhã desta quarta-feira, 02/07, ocorreu no Gabinete do desembargador Jorge Cardoso, mais uma reunião do Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (GETRIN 20). O encontro serviu para definir os detalhes sobre os próximos eventos a serem realizados pelo Grupo, bem como discutir às ações a serem implementadas visando o cumprimento das metas fixadas nacionalmente pelo TST.
O primeiro ponto tratado, no encontro de hoje, foi a segunda Conferência Estadual, a ser realizada no dia 15/08, que terá como tema a “Terceirização nas relações de trabalho e repercussões na saúde e segurança do trabalhador”. Segundo o juiz do Trabalho Alexandre Pereira (gestor regional do Programa Trabalho Seguro), “o evento será composto por uma palestra proferida pelo sociólogo especializado nas relações de Trabalho, na Unicamp, Ricardo Antunes e contará, ainda, com três painelistas”.
Também se abordou a realização de outro evento, no mês de novembro, quando serão discutidas as Normas Regulamentadoras (NR's). Para o desembargador do Trabalho Jorge Cardoso (gestor regional do Programa Trabalho Seguro), “a intenção é estabelecer pelo menos quatro oficinas para que possamos trazer técnicos de segurança, engenheiros de segurança, médicos e todos que lidam no dia a dia com o ambiente do trabalho. O objetivo é, sempre, avançar mais na difusão do conhecimento e na conscientização das pessoas”.
Por fim, os membros do GETRIN20 debateram as metas fixadas nacionalmente pelo TST, em especial a que expõe sobre a inclusão de matérias relacionadas a acidentes de trabalho nas grades das instituições de ensino. “Nós conseguimos contato com o Instituto Federal de Sergipe (IFS) e há uma grande probabilidade dessa nossa pretensão ser acolhida por eles”, explicou Alexandre Pereira.
Participaram da reunião o desembargador do Trabalho Jorge Cardoso, o juiz do Trabalho da 8ª VT, Alexandre Pereira (gestores regionais do Programa Trabalho Seguro); a superintendente da SRTE/SE, Celuta Krauss; o procurador-chefe do MPT/SE, Raymundo Ribeiro; além do procurador federal Célio Rodrigues da Cruz.