• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

PROAD é implantado no TRT20

Ocorreu nesta sexta-feira, 01/08, no Gabinete da Presidência, o lançamento do Processo Administrativo Eletrônico (PROAD) no âmbito do TRT20, com a protocolização do processo administrativo de número 30000/2014, que tratou de uma requisição de diárias para magistrado. Prestigiaram o evento a desembargadora presidente do TRT20, Rita Oliveira, a desembargadora vice-presidente, Graça Melo, bem como gestores e servidores do Tribunal.

A implantação do PROAD, sob a responsabilidade de Ary da Silva Fonseca, diretor-geral, foi um dos projetos incluídos no Planejamento Estratégico Participativo (PEP 2014). Por se tratar de um sistema informatizado, passou a compor o rol de projetos estratégicos de TI, operacionalizado pelo Escritório de Projetos da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC).

Para sua implementação, o projeto, que teve como gestora a servidora Mônica Barreto, coordenadora de gestão de pessoas, e como gerente o servidor Diego Costa, da SETIC, contou com a colaboração de servidores de ambas as unidades. Houve ainda o treinamento de 84 servidores, das áreas administrativa e judiciária, que serão usuários do Sistema e multiplicadores em suas unidades.

Para Ary Fonseca, diretor-geral do TRT20 e responsável pelo projeto de implantação do PROAD, este é um sonho antigo do Tribunal. “Hoje, a nossa felicidade é grande pela implantação do Sistema e pela administração atual ter abraçado o projeto”.

Mônica Barreto explicou que a CGP contribuiu em definições de negócios do projeto, além de ter participado dos testes com o Sistema e dos treinamentos com os servidores. “O PROAD é fácil e simples na sua utilização; é autoexplicativo, possuindo vários tutoriais”, ressaltou a coordenadora de gestão de pessoas.

Marcos Xavier, secretário de tecnologia da informação e comunicação, lembrou dos benefícios que o PROAD trará para os servidores e para todo o TRT de Sergipe. “O Sistema elimina os autos físicos. Isso suprime a necessidade de imprimir e traz mais celeridade e transparência para o Tribunal”. Marcos também destacou que o PROAD poderá ser acessado por meio de smartphones e tablets. “Agora, por exemplo, o servidor não precisa se dirigir ao Tribunal para trazer o atestado médico. De casa, ele pode escanear o atestado e enviá-lo por meio do PROAD”, concluiu.

O novo Sistema, que passará a ser adotado como padrão da Justiça do Trabalho para o processo administrativo eletrônico, foi criado pelo TRT12 (SC) e já vem sendo utilizado em outros regionais, a exemplo do TRT7, TRT19 e TRT21. No âmbito do TRT da 20ª Região, o Processo Administrativo Eletrônico (PROAD) é instituído e regulamentado pelo ATO DG.PR Nº 126/2014.

O PROAD poderá ser acessado pela página da Intranet, na opção Sistemas → PROAD. Pela Internet, os magistrados e servidores poderão acessar o Sistema pelo link PROAD localizado na página principal, na seção Magistrados/Servidores.