Auditoria: integração e conhecimento da organização
- Publicado: Quarta, 09 Mai 2007
"A auditoria determina o grau de evolução alcançado com as ações implementadas. Além disso, promove a integração entre os servidores e o conhecimento da organização, evitando que a rotina de trabalho deixe de lado as práticas e conquistas alcançadas com a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)". A afirmação é de Adriano Leão Venceslau, assessor de Planejamento e Qualidade do TRT da 20ª Região, que acaba de participar de mais uma auditoria interna realizada no Tribunal.
Uma equipe de 17 servidores, todos aprovados no Curso de Formação de Auditores Internos, visitou as unidades certificadas. Em conversa com os servidores, os auditores verificaram itens como disponibilidade de procedimentos de trabalho e suas atualizações, conhecimentos dos objetivos setoriais da qualidade, atendimento ao usuário, instalações físicas, necessidades de recursos e melhorias implementadas. "Visitas realizadas, os auditores elaboram o relatório de auditoria setorial e reúnem-se para discutir as evidências obtidas e consolidar o relatório final", explica Adriano.
A auditoria interna realizada na última quinta-feira (03/05) foi a primeira do ano de 2007. A equipe de auditores foi formada por servidores de diversas unidades: GP (Adriano e Cláudia), GDMG (Ary e Joelma), DGJA (Gardênia), SCI (Marcus), DGCA (Elizabeth), DGCJ (Maria da Conceição), SOF (Cristiane), SRH (Ludmila e Norma), SMP (Hélio), SCP (Maria Cristina), SDIF (Josiani), 1ª Vara (Caroll), 2ª Vara (Alayde) e 6ª Vara (Denise).