Alunos de escola pública conhecem Justiça do Trabalho
- Publicado: Terça, 25 Setembro 2007
"Ouvimos que dificuldades sempre existirão em nossas vidas, mas que precisamos de determinação na busca de nossos objetivos". As palavras são da estudante Ana Sheila de Jesus, que participou ontem (24/09) do Projeto Cidadão do Futuro, do TRT da 20ª Região. Ana Sheila e um grupo formado por 26 alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Governador Albano Franco estiveram nas dependências do Tribunal, onde foram recepcionados por uma equipe de servidores.
A tarde de visita ao Complexo da Justiça do Trabalho de Sergipe teve início com a abertura da sessão do Tribunal Pleno. Na ocasião, a presidente Suzane Faillace Lacerda Castelo Branco deu as boas-vindas ao grupo. "Estamos satisfeitos em saber que o nosso Tribunal está sendo agraciado com a energia, a esperança e a força da juventude, representadas por vocês", afirmou a desembargadora.
Os estudantes acompanharam o caminho percorrido por uma ação trabalhista, visitando Varas do Trabalho e gabinetes de desembargadores. O aluno Ronilson Santos de Jesus foi um dos que ouviram com atenção as explicações. "Ter acesso a essas informações que normalmente não temos é estimulante. Os depoimentos nos ensinaram a como lidar com determinadas situações", disse.
Os alunos foram acompanhados pelo coordenador da escola, Marcos Antônio Carvalho Ribeiro, que avaliou o impacto do projeto Cidadão do Futuro junto aos alunos de escolas públicas. "Essa proposta de mostrar que existe uma instituição criada para garantir os direitos dos trabalhadores é fantástica. Parabéns ao TRT pela iniciativa", analisou.
O projeto
O Projeto Cidadão do Futuro começou em 2005, na gestão do desembargador Augusto César Leite de Carvalho. O objetivo é integrar o TRT com a comunidade estudantil, de modo a esclarecer aos alunos qual o papel do Tribunal na sociedade, estimulá-los na escolha de uma carreira e apontar a possibilidade de desenvolvimento profissional através do estudo. O Cidadão do Futuro também presta noções básicas de direitos trabalhistas aos estudantes. A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20ª Região (Amatra XX) é parceira da iniciativa.
|
|
|
|
|
|
Fotos: Ascom_TRT20 |