Segurança da Informação é assunto de palestra no TRT20
- Publicado: Terça, 04 Novembro 2014
Acontecerá, no próximo dia 11 de novembro, das 10h às 12h, a Palestra “Segurança da Informação e seu impacto no dia a dia dos cidadãos”. O evento tem como público-alvo servidores, estagiários e colaboradores do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região e de órgãos parceiros.
O objetivo da ação é conscientizar os servidores, mostrando-lhes o que é e qual a importância da Segurança da Informação, tendo como facilitador o Sr. Fernando Nery, sócio-fundador e diretor de Desenvolvimento de Negócios da empresa Módulo Security, com vasta experiência no ramo.
Para Eder Freire, servidor do Escritório de Governança de Segurança e Tecnologia da Informação e um dos coordenadores do evento, é preciso indicar aos colaboradores a conduta mais adequada quanto ao uso da Internet no local de trabalho, bem como alertá-los sobre os cuidados que devem ser tomados na utilização de computadores e outras ferramentas.
“A preocupação é orientar as pessoas para a correta utilização dos instrumentos de Tecnologia da Informação. Por exemplo, se um servidor acessar um site não permitido, pode comprometer o sigilo de informações do Tribunal ou infectar estações de trabalho com vírus. Até a atividade de uma unidade inteira pode ser interrompida por causa do uso indevido da internet”, enfatiza Eder.
A palestra abordará exemplos e casos reais, além de mostrar como lidar com a segurança da informação, de modo a preservar a instituição e os ativos de informação, como equipamentos, dados impressos ou armazenados em CDs e pen-drives.
Para assistir à palestra, os servidores deverão fazer uma inscrição prévia no Portal EaD do TRT20. Os participantes terão direito a certificado, que contará como adicional de qualificação.
Segurança da Informação
A palestra de conscientização faz parte do Projeto de Consultoria em Segurança da Informação, realizado pelo TRT20 desde março, com previsão para ser concluído em dezembro. Executado pela SETIC em conjunto da Módulo Security, conceituada empresa do Rio de Janeiro, o projeto tem o intuito de amadurecer as normas de Segurança da Informação já existentes, além de criar outras, previstas para entrar em vigor já em 2015.
De acordo com Eder Freire, a consultoria consiste em análise de áreas críticas do Tribunal, sobretudo as relacionadas à TI; coleta de dados para produção de relatórios; e aperfeiçoamento da Política de Segurança da Informação do TRT20. A conscientização dos servidores acerca do assunto faz parte do projeto.
Ao final, o projeto resultará em 12 documentos referentes à Segurança da Informação, que adequará o Tribunal a uma nova realidade. Todos os documentos deverão ser aprovados pelo Comitê de Segurança da Informação.