Direitos trabalhistas são debatidos em congresso
- Publicado: Segunda, 17 Novembro 2014
Os últimos dias 13 e 14 de novembro foram marcados pela realização do X Congresso Sergipano de Direito e Processo do Trabalho. Promovido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20ª Região (Amatra XX), em parceria com a Academia Brasileira de Direito do Trabalho e com o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20), o evento, que completa 20 anos, aconteceu no Centro de Convenções de Sergipe.
Desembargadores do TRT de Sergipe e de outros estados, juízes de Direito e do Trabalho, promotores, professores universitários e autores de livros se reuniram em torno de importantes discussões pertinentes à Justiça do Trabalho. Temas como acidente de trabalho, efeito da globalização no trabalho, assédio moral, terceirização trabalhista, projeto do novo Código de Processo Civil e direitos humanos no âmbito do trabalho são alguns exemplos do que foi abordado na ocasião.
Voltado para profissionais, estudantes e estudiosos da esfera trabalhista, o congresso da Amatra XX agregou o 11º Colóquio da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e contou com a enriquecedora participação dos ministros do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Augusto César Leite e Alexandre Belmonte.
A juíza e presidente da Amatra XX, Flávia Pessoa, avalia positivamente essa edição do congresso. “Esse foi um espaço de discussão de assuntos pertinentes ao direito, que nos levaram a compreender os problemas de fundo em sua real dimensão. Esperamos agora que de tais discussões possam surgir caminhos para a solução dos problemas do dia a dia da Justiça do Trabalho”, ressaltou.
O ministro do TST, Alexandre Agra Belmonte, palestrante no segundo dia do evento, ressaltou a importância do evento no tocante à atualidade e relevância dos temas debatidos. “Esses eventos são muito importantes e enriquecedores para alunos, advogados e até mesmo desembargadores, que irão se deparar com novos pensamentos e novas correntes. Num evento como esse somos expostos a assuntos atuais, que ainda não foram sedimentados em livros, assuntos esses que constroem a formação intelectual e teórica de todos aqueles que chamamos de operadores do Direito”, explicou.
Na oportunidade, mestrandos em Direito apresentaram resultados de suas pesquisas acadêmicas. O X Congresso Sergipano de Direito e Processo do Trabalho é realizado a cada dois anos e já se tornou momento de importante debate para a Justiça do Trabalho de Sergipe.