• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

A Vara do Trabalho de Nossa Senhora da Glória está completando, hoje, 04/12, 20 anos de fundação. A chegada da então chamada Junta de Conciliação e Julgamento naquela cidade foi um marco para toda a população da região, principalmente, para aquelas pessoas que nunca tiveram acesso à Justiça do Trabalho.

Além de atender Glória, a Vara tem jurisdição em mais onze municípios: Canindé do São Francisco, Cumbe, Feira Nova, Gracho Cardoso, Monte Alegre, Gararu, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Dores, Poço Redondo, São Miguel do Aleixo e Porto da Folha.

Para José Bonifácio Fortes Filho, diretor dessa Vara, a instalação da Justiça do Trabalho em Glória facilitou bastante o acesso da população carente a seus direitos. A região, com economia predominantemente agropecuária, ganhou melhoria em seus serviços como um todo. “O deslocamento até Aracaju era um obstáculo. Os processos demoravam muito mais também porque, antes, as reclamações eram feitas na justiça comum, não direcionada ao direito do trabalho”, acrescenta Bonifácio, servidor da Justiça do Trabalho em Sergipe há 27 anos.

Atualmente, a Vara do Trabalho de Glória conta com o trabalho do juiz titular José Augusto do Nascimento, há 16 anos no posto, além de mais seis servidores e um estagiário.

O Processo Judicial Eletrônico (PJe) foi implantado no final de 2012. Segundo Bonifácio, no ano seguinte, deram entrada 1.003 processos eletrônicos. Em 2014, foram cerca de 1.260. “Desse total, cerca 480 estão em andamento, sendo que somente pouco mais da metade aqui na Vara. Dos demais, parte aguarda pagamento de acordo e parte está no Tribunal em fase de recurso”, detalha, considerando boa a resolução dos casos.