• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Segurança no Trabalho é tema de oficinas no TRT20

O TRT da 20ª Região abriu suas portas, nesta sexta-feira, 05/12, para a realização das Oficinas NR. O evento, promovido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional da 20ª Região (GETRIN 20), faz parte do Programa Trabalho Seguro, na esfera de atuação em Sergipe. A intenção é reunir profissionais de Segurança do Trabalho e de áreas relacionadas e aqueles envolvidos com a prevenção de acidentes de trabalho para discutir normas regulamentadoras de Segurança no Trabalho.

O GETRIN 20 é formado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Ministério Público do Trabalho em Sergipe, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe, Advocacia-Geral da União – Procuradoria Federal em Sergipe e Instituto Nacional do Seguro Social.

Oficinas
Durante a manhã, aconteceram quatro oficinas, cada uma com uma norma editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego como tema. A NR-12, que trata da segurança no trabalho em operação de máquinas e equipamentos, teve como palestrantes os professores de Segurança do Trabalho do Instituto Federal de SergipE (IFS) Fábio Brandão e Aroldo Hitoshi, além do auditor-fiscal do trabalho Frank Hudson Santana.

Já as professoras Gilsia Fabiane, Maristela Brito, Marilda Colares, e o auditor Alberto Borges abordaram a NR-17, que trata da ergonomia. A oficina sobre a NR-18, que fala sobre as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, foi conduzida por pelas professoras Fernanda Torquato e Andreza Menezes, além do procurador-chefe do trabalho Raimundo Lima Ribeiro Júnior e do engenheiro de segurança do trabalho Jorge Alvarez. A NR-31, sobre segurança e saúde no trabalho rural, foi abordada por pelas professoras Vanina Viana e Adriano Ezequiel e pelo auditor José Augusto da Fonseca.

No período da tarde, os participantes apresentaram o trabalho desenvolvido em cada oficina. Em seguida, assistiram às palestras “Um novo olhar do trabalho seguro”, com a psicóloga clínica e organizacional Valbia Alves; e “Repercussões jurídicas, econômicas e sociais do acidente de trabalho”, com o procurador federal Célio Rodrigues da Cruz. A tarde foi encerrada com um debate sobre os assuntos discutidos durante o dia.

Foto: Valério Andrade / Ascom