• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Número de mulheres no judiciário é crescente

Em matéria publicada pela Associação Nacional dos Servidores da Justiça do Trabalho - Anajustra em homenagem ao dia da mulher, o TRT da 20ª Região foi citado pelo número expressivo de servidoras que atuam nas áreas administrativas e judiciária do regional.

Conforme dados do Censo do Judiciário, produzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e publicado em 2014, o quantitativo de servidoras aumentou consideravalmente nos últimos anos, totalizando 52,3% do quadro nacional da Justiça do Trabalho.
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) que foi o primeiro tribunal superior brasileiro a ter uma mulher entre os ministros da corte, possui 53,6% do total de 2.391 servidores. As mulheres estão cada vez mais presentes no judiciário e elas atuam em todas as áreas.

Em Sergipe, o TRT20 conta com 226 servidoras e magistradas em seu quadro. Em atenção ao público feminino, a administração da 20ª Região desenvolve algumas ações específicas como o programa de acompanhamento de magistradas, servidoras e esposas de servidores gestantes (PROGEST), que tem como principal objetivo assistir à gestante servidora ou cônjuge de servidor do Tribunal, garantindo-lhes apoio para uma gestação tranquila.

Existe ainda a realização de exames médicos periódicos que incluem mamografia e ginecológicos. As servidoras do TRT de Sergipe também têm a oportunidade de participar de aulas de dança nas dependências do Tribunal, em espaço preparado para a atividade desde 2014.