Quadro será doado ao Tribunal durante exposição
- Publicado: Quinta, 29 Mai 2008
Foto: Divulgação
A artista plástica Sônia Menna Barreto doará ao TRT da 20ª Região o quadro "Brasil", durante abertura da exposição "Pinturas de Fantasias", que acontece logo mais, às 20h, no Espaço Norcon Decide. O desembargador Carlos Alberto Pedreira Cardoso, no exercício da Presidência do Tribunal, receberá a gravura, que fará parte do cenário de gravação do programa televisivo "Trabalho em Debate".
A exposição "Pinturas de Fantasias" apresenta 16 giclées (reproduções artísticas de alta qualidade, numeradas e assinadas, fiéis aos originais) da artista plástica. Os trabalhos reúnem elementos do surrealismo, do hiper realismo e do Trompe l"Oeil, a técnica de enganar os olhos. A paulista Sônia Menna Barreto foi aluna do premiado artista Waldemar da Costa e freqüentou o ateliê de Luiz Portinari, irmão de Cândido Portinari. A mostra fica aberta ao público até o dia 02 de julho, de segunda a sábado das 9h às 19h, e aos domingos das 9h às 13h.
Além do vernissage da exposição, o Espaço Norcon Decide receberá o lançamento oficial do livro "Experimente Mudar", do escritor, advogado e jornalista Domingos Pascoal de Melo. A obra é uma coletânea de 33 crônicas publicadas na revista "Perfil".
Leia texto da artista sobre o quadro doado ao TRT:
"Quando me foi dado o desafio de fazer um quadro com a imagem da bandeira do Brasil, fiquei com a responsabilidade dupla de criar algo muito especial, por se tratar de um símbolo de um país e ao mesmo tempo usar o Brasil como tema, algo quase inexistente na minha trajetória como pintora. Imaginei como fazer esta representação mostrando o que de mais bonito e significativo ele tem. Espero ter conseguido, mas outras obras com o mesmo tema virão.
No imenso verde da bandeira (ocupa quase toda a imagem dela), pintei as cataratas, plantações, nossas matas, pastagens e o nosso futebol.
No amarelo, pintei nossas belas praias, e voltei no tempo quando me lembrei dos pequenos aviões que passavam com faixas anunciando algum produto ou evento na temporada de verão. Lá está o pequeno avião com a faixa "Ordem e Progresso".
O azul é o mar "imenso" no formato de um globo (o Brasil está em destaque) e os barcos representam os estados. Que me perdoem, mas o barco maior representa São Paulo. Nem precisa dizer onde nasci!
Não há como se falar de Brasil, sem se mostrar o futebol (no campinho à direita) ou o carnaval, representado no confete e serpentina espalhados em cima da mesa.
Ao fundo, um calendário de madeira com o mês e ano do nosso descobrimento. No processo de industrialização do Brasil, o pequeno automóvel amarelo representa a indústria automobilística e o avião, o desenvolvimento da indústria aeronáutica, com as cores da bandeira de São Paulo, estado sede da Embraer.
Por fim, algo que me representa: o pincel, que, em descanso, após ter ilustrado todas as alegorias, faz a imagem voltar ao que realmente é: uma bandeira".
Sônia Menna Barreto sobre a obra Brasil (Giclée sobre tela, Tamanho: 43 x 55 cm).