• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

A Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), através da Seção de Treinamento e Aperfeiçoamento (SETA), promove de 18 a 20/03 o Curso de Controles Internos com Ênfase no Sistema COSO. Há mais de uma década, o Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) publicou a obra Internal Control – Integrated Framework para ajudar empresas e outras organizações a avaliar e aperfeiçoar seus sistemas de controle interno. Desde então, a referida estrutura foi incorporada em políticas, normas e regulamentos adotados por milhares de organizações para controlar melhor suas atividades, visando o cumprimento dos objetivos estabelecidos. 

Ao todo, participam do curso 16 servidores, sendo 13 do TRT20 e dois servidores convidados do TRE. O treinamento é voltado aos servidores do setor de controle interno e gestores da área administrativa. Para ministrar o curso, a organização convidou o professor Antônio Alves de Carvalho Neto, que é auditor federal do Tribunal de Contas da União.

Segundo o facilitador, o curso é importante para abordar algumas demandas que as organizações que atuam no setor público enfrentam que é a necessidade de mitigar os riscos relacionados aos objetivos, sempre ligados às demandas da sociedade. “Muitas vezes, os objetivos não são muito bem gerenciados por falta de controle interno, por falta de gerenciamento de risco e por deficiência nas estruturas de governança. O curso vai abordar como os servidores podem contribuir para a implementação de um sistema de controle interno eficaz, que ajude a organização a melhorar a sua governança, a gerenciar melhor os seus riscos e, consequentemente, alcançar os seus objetivos”, explica o facilitador do curso.

No primeiro encontro, serão discutidos os conceitos fundamentais relacionados ao tema governança, gestão de riscos e controle interno. No segundo dia, serão abordados os padrões internacionais para a implementação de um sistema de controle interno eficaz, que contribuam para a melhoria da governança. No último dia de atividades do curso, serão feitas algumas simulações práticas de como trazer as questões discutidas para a realidade do Tribunal.

Ao concluir o curso, os servidores deverão estar aptos a contribuir para a implementação de um sistema de controle interno eficaz, de modo que esse sistema permita que o Tribunal possa gerenciar melhor os seus objetivos e, com isso, obtenha uma melhor governança.

 

Foto: Daniela Sampaio/Ascom