EJUD20 celebra convênios com EJUD5 e Assat
- Publicado: Segunda, 30 Março 2015
Na manhã desta sexta-feira, 27 de março, a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (EJUD20) assinou termos de cooperação técnica com a EJUD da 5ª Região (Bahia) e com a Associação Sergipana de Advogados Trabalhistas (Assat). Ambos os convênios têm o objetivo de unir esforços em prol da permanente capacitação e atualização de magistrados e servidores, no caso do primeiro, e de advogados, no segundo caso.
Segundo o desembargador Josenildo dos Santos Carvalho, diretor da EJUD20, a parceria firmada com a EJUD5 possibilitará, entre outras coisas, a participação de magistrados da 20ª Região no curso de formação continuada do TRT da 5ª Região e vice-versa. Já o convênio com a Assat permite maior aproximação entre as instituições, disponibilizando, por exemplo, vagas para advogados trabalhistas em palestras e cursos da Escola.
A diretora da EJUD da 5ª Região, desembargadora Luíza Aparecida Oliveira Lomba, ressaltou o importante papel das Escolas Judiciais no aperfeiçoamento de magistrados e servidores, lembrando de casos como o do PJe e, mais recente, o do novo CPC. “A EJUD5 está de portas abertas para a EJUD20. Desejo que, cada vez mais, a Escola cresça e se fortaleça, trazendo a conscientização para juízes, servidores e desembargadores”, declarou.
Para a presidente da Assat, Roseline Rabelo de Jesus Morais, a assinatura do termo de cooperação demonstra o respeito que o TRT tem para com a advocacia e a compreensão de que ambos devem estar unidos na busca pelo conhecimento e aperfeiçoamento, tantos dos advogados, quanto dos magistrados e servidores que compõem o Tribunal. “Nós, advogados, nos sentimos inseridos e responsáveis pelo que acontece aqui no TRT. Agradeço o respeito que o Tribunal tem com a Assat e a intenção de nos colocar também voltados à Escola Judicial”, afirmou.
Dr. Josenildo Carvalho destacou a importância deste intercâmbio entre as instituições. “Acho que essa troca de experiências é que nos fortalece, pois nenhum tribunal vive como uma ilha. Nós precisamos assimilar as boas práticas existentes pelo Brasil afora. Todos nós que fazemos a Justiça do Trabalho estamos de parabéns pela celebração desses convênios com a EJUD5 e com a Assat”, atestou.
Participaram da solenidade, o presidente do TRT20, desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro, o coordenador da EJUD20, juiz José Augusto do Nascimento, o vice-presidente do TRT20 e conselheiro da EJUD20, desembargador Carlos de Menezes Faro Filho, o decano do TRT20, desembargador João Bosco Santana de Moraes, os desembargadores João Aurino Mendes Brito e Jorge Antônio Andrade Cardoso, o desembargador do TRT5 Edilton Meireles de Oliveira Santos, a presidente da Amatra XX, juíza Flávia Moreira Guimarães Pessoa, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 20ª Região, Dr. Raymundo Lima Ribeiro Júnior, além de juízes da 19ª e da 20ª Regiões, servidores do TRT20 e advogados trabalhistas que militam no estado de Sergipe.
Fotos: Julie Braga/Ascom