CNJ cria campanha para divulgar o PJe
- Publicado: Quarta, 15 Abril 2015
O Processo Judicial Eletrônico (PJe) é uma realidade na Justiça brasileira e visa a otimização da rotina e melhorias na prestação jurisdicional, convergindo esforços dos tribunais brasileiros para uma solução única e gratuita para todas as cortes. Com o objetivo de aproximar a sociedade e a comunidade jurídica dessa nova realidade, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou uma campanha institucional para divulgação do PJe.
O Processo Judicial Eletrônico é um sistema informatizado que permite a tramitação eletrônica de processos em todo o Poder Judiciário. O PJe foi criado em dezembro de 2006, sendo que a Justiça do Trabalho aderiu oficialmente ao sistema em março de 2010.
No Tribunal Regional do Trabalho de Sergipe o Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) foi implantado em 2012 em todas as Varas da Capital e no 2º grau. O TRT20 foi o primeiro tribunal a ter 100% do Processo Judicial Eletrônico (PJe) instalado nas Varas do Trabalho e no TRT.
No site do TRT20 existe uma seção dedicada exclusivamente ao PJe-JT, onde é possível realizar consulta de processos e encontrar a legislação relativa ao sistema, manuais, cronograma de implantação e outras informações.
O PJe-JT permite unificar com segurança e racionalização a tramitação de demandas judiciais, eliminando totalmente o uso do papel nos processos judiciais. O sistema elimina também inúmeras rotinas burocráticas, executadas manualmente por servidores. Com a automação, não haverá mais perda de tempo com tarefas burocráticas, criando condições para dar maior celeridade ao andamento dos processos. O PJe tem contribuído para conferir maior agilidade à tramitação processual, economia de recursos e sustentabilidade no Judiciário brasileiro.
Com o slogan “Melhor para você. Melhor para a Justiça. Melhor para o Brasil.”, a campanha é direcionada aos magistrados, servidores e advogados, visando tornar os benefícios do PJe mais conhecidos pelos usuários da Justiça.
Confira o vídeo que mostra as vantagens oferecidas pelo sistema, como segurança, transparência, rapidez e economia.