• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Servidores participam de treinamento sobre o SIGEN

Os servidores do TRT20 estão participando de um treinamento para apresentação do Sistema de Informações Gerenciais – SIGEN. Este sistema foi desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região e permite a obtenção de informações estatísticas baseadas no E-Gestão ou específicas do Regional.

O treinamento de apresentação foi dividido em duas turmas. A primeira é composta por servidores da área de TI, enquanto que a segunda envolve gestores e servidores da Presidência, Secretaria da Corregedoria e Assessoria de Gestão Estratégica.

Os servidores do TRT da 7ª Região Francisco Jonathan Rebouças Maia e Joarez Dallago foram os responsáveis por conduzir o treinamento e apresentar o novo sistema.
O SIGEN possibilita que as Varas do Trabalho realizem prévias de correição ordinária e prévias das cargas mensais do E-Gestão, melhorando a qualidade dos dados estatísticos do Regional. Além disso, a utilização do sistema pela Presidência, Corregedoria e Assessoria de Gestão Estratégica permite a extração de relatórios gerenciais que facilitarão o processo decisório.

Segundo Francisco Jonathan Maia, o SIGEN consegue automatizar o processo de extração de estatísticas que anteriormente, era solicitado à Secretaria de Tecnologia para elaboração de relatório, extração de dados para posteriormente obter os resultados. “ Com a implantação do SIGEN a própria Vara ou Unidade de Negócio pode entrar no sistema e solicitar as estatísticas que já foram previamente disponibilizadas. Isso traz uma independência para a Unidade de Negócio. Outro benefício é na questão da reutilização do E-Gestão que disponibilizará as estatísticas atualizadas. O E-Gestão pode apresentar um lapso temporal de até 45 dias com falta de informações e com a implantação do SIGEN é possível reduzir esse tempo para dois dias”, explicou o instrutor.

Atualmente o TRT do Ceará e o TRT de Minas Gerais já utilizam o sistema. O TRT20 já está firmando um acordo de cooperação para que possa integrar aos demais TRT's que fazem uso do SIGEN.

O servidor da SETIC Diego Calazans Souza Costa acredita que o novo sistema pode viabilizar o trabalho e ajudar a sumarizar todas as estatísticas, passar as informações para a gestão estratégica, corregedoria, presidência, além de ajudar a cumprir as metas do CNJ e colher e transmitir informações para o TST.

      

Fotos: Daniela Sampaio/Ascom