• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

"Fiquei impressionada com a organização do Tribunal". "A responsabilidade de desembargadores, juízes e servidores é muito grande". "Achei interessante saber que os processos não demoram muito para serem julgados". As afirmações são de Fernanda Dantas, Verônica Barreto e Izapávia Campos, alunas do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Emílio Garrastazu Médici. As três fizeram parte do grupo de 31 estudantes que conheceu o Complexo da Justiça do Trabalho de Sergipe na tarde de ontem (17/06). A visita foi mais uma ação do Projeto Cidadão do Futuro, que visa aproximar o TRT da comunidade estudantil.

Uma equipe formada por servidores do Tribunal recepcionou os estudantes e os conduziu ao Tribunal Pleno. A desembargadora presidente Suzane Faillace abriu a sessão com um discurso de boas-vindas aos visitantes. Reunidos na Sala de Treinamento, os alunos ouviram explicação do servidor Adriano (ASPLAN) sobre o funcionamento da Justiça Trabalhista. Em seguida, o grupo foi até o Fórum Dantas do Prado para assistir a audiências nas Varas do Trabalho de Aracaju e depois visitou os gabinetes de alguns desembargadores. A programação se encerrou com um encontro no auditório do Complexo, onde os servidores Sérgio (DGCA), Nogueira (STPS), Cinara e Evandro (GDJA) contaram um pouco de sua trajetória na escola pública e do ingresso no TRT via concurso.

A estudante Verônica Barreto, 18, considerou a visita bastante proveitosa porque teve a oportunidade de conhecer a função da Justiça do Trabalho na sociedade. "Sabia que a instituição existia, mas não a maneira como funcionava", disse. Já Fernanda Dantas, 17, destacou o momento em que acompanhou a audiência na Vara do Trabalho, pois "foi interessante observar o comportamento e trabalho do juiz e dos advogados". Para Izapávia Campos, 17, a melhor parte da visita foi quando esteve na sessão do Tribunal Pleno. "Assistir a reunião dos desembargadores e a forma como eles trabalham foi muito interessante", afirmou.

O projeto

O Projeto Cidadão do Futuro começou em 2005, na gestão do desembargador Augusto César Leite de Carvalho. O objetivo é mostrar aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e municipais o funcionamento do TRT e como atuam os desembargadores, juízes e servidores. Além disso, o projeto presta noções de direitos trabalhistas e aponta a possibilidade de desenvolvimento profissional através do estudo. A Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 20ª Região (Amatra XX) é parceira da iniciativa.

Fotos: Ascom_TRT20