Presidente do TRT20 torna-se Cidadão Sergipano
- Publicado: Terça, 05 Mai 2015
A noite de ontem, 4 de maio de 2015, foi marcada pela condecoração do desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro, presidente do TRT da 20ª Região, como Cidadão Sergipano, pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), em sessão dirigida pelo presidente da Casa, deputado Luciano Bispo.
Com carreira na Justiça do Trabalho de Sergipe há mais de 20 anos, o desembargador teve seu nome indicado pelo deputado Gilson Andrade e aprovado pelos demais parlamentares (Resolução Nº 29/2014). “Tanto na magistratura quanto no magistério, Dr. Fabio Túlio se mostrou uma pessoa estudiosa, vanguardista, zelosa e justa. As firmes e constantes ações desenvolvidas o tornaram conhecido e respeitado, não só nos municípios em que atuou, mas por todo o nosso estado. Sendo assim, destacou-se como juiz do primeiro grau e, agora, destaca-se como desembargador, pela excelência de suas decisões”, afirmou Gilson Andrade em seu discurso.
Dr. Fabio Túlio agradeceu a homenagem a toda a Alese e, em especial, ao deputado Gilson Andrade. “Devo dizer que já me sinto sergipano de há muito, e esta cerimônia ecoa no meu coração como a oficialização do sentimento que já ocupava meu peito, porque costumo dizer que nós somos daquele lugar onde palpita nosso coração. Não elegemos o lugar onde nascemos, mas, uma vez em vida, elegemos o lugar em que queremos viver. E o meu coração palpita aqui, pelo menos, desde o dia 3 de agosto de 2005, quando veio à luz meu filho João Gabriel, o estatuto da mais pura sergipanidade que habita a minha alma”, discursou o mais novo cidadão de Sergipe.
Para o deputado Gilson, não há dúvidas de que o presidente do TRT20 já é um cidadão sergipano, pois abraçou esta terra e por ela foi acolhido. “É aqui que Dr. Fabio se desenvolve profissional e familiarmente. Em Sergipe, tem semeado a palavra do Direito e da Justiça em conjunto de suas obras e seu exemplo de vida, utilizando sua profissão para o desenvolvimento de ações justas que convertem o mundo. Diante de tantas contribuições para a sociedade sergipana, é que temos a honra de conceder o Título de Cidadão Sergipano a Dr. Fabio Túlio Correia Ribeiro”, declarou.
Vida e Obra
Natural de João Pessoa (PB), Dr. Fabio Túlio Correia Ribeiro é filho de Raquel Isabel Correia Ribeiro e João Ribeiro Filho. Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba em 1992, ano em que ingressou no serviço público federal, como auxiliar judiciário (atual técnico judiciário) do TRT da 19ª Região (AL).
A carreira na magistratura começou também em Alagoas, em 1994. No dia 25 de outubro daquele ano, Dr. Fabio Túlio iniciou sua história em terras sergipanas, assumindo a vaga de juiz titular da Vara do Trabalho de Maruim. Em 2002, tornou-se titular da Vara do Trabalho de Itabaiana, onde atuou até 2010, ano em que recebeu o Título de Cidadania Itabaianense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à população daquela cidade.
Foi também em 2010 sua promoção a desembargador do TRT da 20ª Região. No dia 15 de dezembro de 2014, o desembargador, seguindo a linha de sucessão, tomou posse como presidente do TRT, posição que ocupará até dezembro de 2016.
No currículo acadêmico, o magistrado tem ainda um mestrado em Direito Constitucional, pela Universidade Federal do Ceará, um mestrado e um doutorado, ambos em Relações Sociais, pela Universidad Castilla la Mancha. Concomitantemente à magistratura, foi professor da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Tiradentes, do Centro de Estudos Jurídicos e da Universidade Federal de Sergipe, lecionando disciplinas como Direito do Trabalho, Teoria Geral do Processo e Direito Processual do Trabalho.
Solenidade
Além de familiares, amigos, e servidores do TRT20, a homenagem foi prestigiada pelos desembargadores Carlos Faro Filho, vice-presidente do TRT; João Bosco de Moraes, Jorge Cardoso, Maria das Graças Melo, João Aurino Brito e as juízas do trabalho Kátia Nascimento, e Cristiane D'Avila.
Além do deputado Luciano Bispo, formaram a mesa o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luís Mendonça; o empresário e ex-governador do Estado, Albano Franco; o presidente da Ordem dos Advogados de Sergipe (OAB/SE), Carlos Augusto Nascimento; o procurador-geral do município, Carlos Pinna Júnior, representando a Prefeitura de Aracaju; o secretário de Justiça, Antônio Hora, representando o Governo de Sergipe; o secretário de Segurança Pública, Mendonça Prado; e a deputada estadual, Goretti Reis.
Outras autoridades estavam presentes, como os deputados estaduais Luciano Pimentel, Garibalde Mendonça, Silvia Fontes, Georgeo Passos, Jairo Santana e Maria Mendonça, a superintendente Regional do Trabalho e Emprego Celuta Krauss, o reitor da Universidade Tiradentes Jouberto Uchôa, a presidente da Associação Sergipana dos Advogados Trabalhistas Roseline Moraes e os desembargadores aposentados Netônio Machado e Artêmio Barreto.
Fotos: Daniela Sampaio/Ascom