Comitê Gestor Regional do e-Gestão avalia dados estatísticos
- Publicado: Terça, 12 Mai 2015
Na última sexta-feira, 8 de maio, o Comitê Gestor Regional do e-Gestão se reuniu a fim de avaliar a situação atual dos dados estatísticos do TRT20. A reunião teve a participação, além de integrantes do comitê, da assessora de Gestão Estratégica Mônica Barreto e do servidor Adriano Venceslau, também da Assessoria de Gestão Estratégica (AGE).
Segundo Mônica Barreto, uma das atribuições do Comitê é corrigir eventuais inconsistências nos dados remetidos ao TST, bem como propor a adoção de medidas para sanar tais incorreções. Na ocasião, definiu-se que será apresentado calendário de reuniões mensais, conforme prevê o Ato da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho Nº5.
Na oportunidade, o presidente do TRT20, desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro, externou sua preocupação com a necessidade de se obter dados estatísticos fidedignos para subsidiar a tomada de decisão. A participação da AGE na reunião se deu justamente em razão do Projeto de Melhoria dos Dados Estatísticos/Governança Judiciária, em fase de planejamento, que se destina ao saneamento das informações do e-Gestão. “Apresentamos o objetivo e o escopo do projeto, que visa, a partir da confiabilidade dos dados referentes ao desempenho do Tribunal, fortalecer a governança jurídica”, explicou Mônica.
Projeto
O projeto prevê a realização de diversas ações integradas, dentre elas: regularizar os itens do e-Gestão, implantar ferramenta (Sistema de Indicadores Gerenciais – SIGEN – desenvolvido pelo TRT7) que possibilite maior acompanhamento de dados estatísticos e outros indicadores, capacitar gestores e servidores para aprimoramento no lançamento da movimentação processual, sensibilizar os gestores quanto à importância de tal acompanhamento, promover a correção das inconsistências constantes da base de dados estatísticos.
O projeto será implantado seguindo o cronograma, a ser posteriormente aprovado. Está prevista para o dia 15 de maio, sexta-feira, capacitação no SIGEN. Em seguida, para a semana de 8 a 12 de junho, ficou decidido que será priorizado o saneamento dos seguintes itens: para o 1º Grau, pendentes e arquivo provisório; e para o 2º Grau, pendentes para relatar, pendentes de julgamento e recursos de revista.
“Cada Vara receberá uma planilha customizada com indicativo dos itens a serem trabalhados prioritariamente, de acordo com os relatórios disponíveis no Sistema e-Gestão e a análise da AGE. As Varas eletrônicas serão avaliadas pelos diretores respectivos em conjunto com a AGE”, acrescentou Mônica.
Integrantes
O Comitê Gestor Regional do e-Gestão é constituído pelo desembargador presidente do TRT20 Fabio Túlio Correia Ribeiro, coordenador; o juiz do Trabalho substituto Antônio Francisco de Andrade, vice-coordenador; a servidora Luiza de Marilac Andrade, membro da área de Estatística; a secretária-geral da Presidência, Rosane Nascimento, a secretária da Corregedoria, Deborah Puig, e a assessora da Secretaria-Geral da Presidência, Karine Fonseca, membros do 2º Grau de Jurisdição; o diretor de Secretaria da 9ª Vara do Trabalho de Aracaju, Mário de Oliveira Neto, membro do Primeiro Grau de Jurisdição; a coordenadora de Gestão de Pessoas, Lorena Nascimento, membro da área Administrativa; e o secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Marcos Xavier, membro da área de TI.
Fotos: Julie Braga/Ascom