Curso promove o desenvolvimento humano dos servidores
- Publicado: Segunda, 25 Mai 2015
Teve início na manhã de hoje, 25, o curso “Eneagrama das Relações Humanas”. Ministrado pelo psicologo André Barreto Prudente, a iniciativa tem o objetivo de favorecer o autoconhecimento, harmonização nas relações interpessoais e a melhoria do clima organizacional.
O curso é uma ação da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP) com vista ao desenvolvimento e à valorização dos servidores do TRT. "O objetivo de investir em ações em prol do desenvolvimento humano é favorecer o bem-estar individual, com consequências positivas nos relacionamentos e no lidar com as diferenças interpessoais, de modo que as pessoas possam ampliar a consciência e realizar melhores escolhas, adotando atitudes mais construtivas que potencializem o que cada um tem de melhor", explica a psicóloga do TRT, Tatiana Dourado.
Eneagrama significa “figura de nove pontas”. Na psicologia, ele representa a ideia da existência de nove padrões de “sentir”, “pensar” e “agir”, que caracterizam nove traços básicos de personalidade. Segundo o psicólogo e ministrante do curso, André Barreto Prudente, o eneagrama funciona como um mapa de conhecimento que permite entender as inter-relações e as dificuldades que temos ao nos depararmos com as outras pessoas e com nós mesmos. “Temos diferentes traços de personalidades, porém uns se desenvolvem com mais força que outros. Este curso visa a uma melhor compreensão desses traços da personalidade para podermos entender não só a nós mesmos, mas também ao comportamento do outro. O conhecimento da teoria do eneagrama, permite mudança de atitude, de olhar, de julgamentos e respeito às diferenças”, diz o psicólogo.
Para a servidora Creuza Maria de Souza, as primeiras horas do curso já lhe fizeram reconhecer os benefícios que a capacitação trará para o ambiente de trabalho. “Sou do setor de atendimento e, diariamente, lido com os mais diversas personalidades. O curso está me ajudando bastante a lidar com esses diferentes comportamentos. Vai melhorar muito o ambiente de trabalho”, disse a servidora.
Já o servidor da Secretaria de Orçamento e Finanças do TRT, Sílvio Alves do Rosário, destaca que os benefícios vão além das relações profissionais. “O conhecimento próprio ajuda a evoluir o nosso padrão de comportamento interpessoal. Entendendo os diversos tipos de comportamento, compreendemos e melhoramos o relacionamento com o outro. O curso trará benefícios profissionais e pessoais”, conclui.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Fotos: Elma Santos/Ascom