Agentes de segurança treinam uso de dispositivo elétrico incapacitante
- Publicado: Quinta, 28 Mai 2015
Foi encerrado ontem, 28 de maio, o Curso de Habilitação em Operador de Dispositivo Elétrico Incapacitante SPARK DSR 700. Promovido pela Comissão Permanente de Segurança Institucional (CPSI), o treinamento é voltado para os agentes de segurança judiciária.
O curso tem o objetivo de capacitar os agentes para o uso correto e seguro das 30 unidades do dispositivo elétrico incapacitante adquiridos pelo TRT da 20ª Região. A partir de abordagem teórica e prática, os participantes conheceram as funcionalidades do equipamento e a forma correta de manuseá-lo.
Os instrutores do treinamento foram os servidores Josemilson de Meneses Tavares, chefe do Núcleo de Segurança Institucional, e José Cleonâncio de Santana Macêdo, subcoordenador de Apoio Administrativo, ambos habilitados e certificados como instrutores pela Condor do Brasil, empresa fabricante do equipamento.
No curso, os agentes foram orientados sobre como e quando efetuar disparos com precisão e eficiência, quais são os efeitos do disparo no organismo humano, além da responsabilidade do operador que manuseia o dispositivo. “Os agentes estão, agora, aptos a portar e usar a SPARK no dia a dia. O resultado do curso foi acima do esperado”, afirma o instrutor Cleonâncio.
O treinamento teve início na última terça, 26 de maio. Os agentes foram divididos em três turmas, sendo cada uma delas num dia.