SAMU capacita profissionais do TRT para manuseio de desfibriladores
- Publicado: Quinta, 31 Julho 2008
|
![]() |
![]() | |
| |
| |
Fotos: Márcio Garcez/Sec.Saúde-SE |
Instrutores do Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Sergipe) realizaram na manhã desta quarta-feira, 30, uma capacitação sobre o manuseio do Desfibrilador Externo Automático (DEA) para funcionários do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A capacitação integra o cronograma de treinamentos que o TRT vem realizando para implantação da Brigada de Primeiros Socorros.
O curso foi realizado no centro de treinamento do TRT e direcionado a 20 profissionais do órgão, entre técnicos do setor de segurança, portaria e transporte, além de profissionais do setor de saúde. O objetivo foi prepará-los para ações de primeiros socorros em casos de paradas cardiorespiratórias, sobretudo com a utilização do desfibrilador.
"O DEA é um aparelho de fácil manuseio, específico para utilização de leigos, que permite aumentar a sobrevida do paciente em casos de parada cardiorespiratória", explicou o instrutor do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Roney Melo.
Segundo ele, o aparelho funciona automaticamente, cabendo à pessoa somente ligá-lo. Posicionado junto ao tórax da vítima, o aparelho identifica e monitora todas as alterações cardíacas, possibilitando a reanimação cardiopulmonar do paciente enquanto é aguardada a chegada de uma equipe médica especializada.
"É importante ter ciência de que cada minuto perdido com o socorro representa 10% a menos de chances de reverter o quadro da parada cardiorespiratória. Por isso, o tempo é muito precioso", salientou Roney.
Precaução
De acordo com a técnica do setor de Treinamento do TRT, Márcia Polido, a aquisição do DEA é uma medida preventiva do órgão, já que é grande o fluxo de pessoas no local. "Nós já tivemos alguns problemas de pessoas passarem mal enquanto aguardam para ser atendidas", afirmou Márcia Polido.
A capacitação ainda abordou questões sobre crise convulsiva, hipoglicemia e desmaio, entre outras. "A utilização deste equipamento, bem como a realização das ações protocoladas aqui neste curso, ajudam bastante o trabalho realizado pelo SAMU, pois garante uma sobrevida ao paciente enquanto a equipe se encaminha para o local", destacou Roney Melo.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias