Magistrados e servidores do TRT20 participam do XI Fórum de Saúde e Qualidade de Vida
- Publicado: Sexta, 07 Agosto 2015
Foi realizado nesta sexta-feira, dia 7/08, mais uma edição do Fórum de Saúde e Qualidade de Vida do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região. O evento, que faz parte dos programas Bem Viver e Trabalho Seguro e é organizado pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas, contou com um cronograma de palestras em que se discutiram os desafios enfrentados atualmente nos cuidados com a saúde.
O público presente foi surpreendido com uma apresentação musical do grupo Sons do SUS da Secretaria Municipal de Saúde. A intervenção artística agradou a plateia q ue prestigiou a abertura do evento.
O presidente do TRT20, desembargador Fabio Túlio Correia Ribeiro, realizou a abertura oficial do Fórum e parabenizou a organização pela iniciativa e criatividade ao trazer o grupo musical para realizar a intervenção. Dr. Fabio lembrou que a música e a poesia representam a elevação do espírito. “Como diziam os nossos antepassados gregos, o homem, após satisfazer as necessidades do corpo, se volta às necessidades da alma, e as necessidades da alma são a poesia, a beleza e o amor”, concluiu o presidente.
O coordenador regional do Programa Trabalho Seguro, desembargador Jorge Antônio Andrade Cardoso, também participou da abertura e ressaltou a importância do Fórum para a conscientização e a manutenção de um ambiente de trabalho mais sadio.
Palestras
A primeira palestra do evento foi ministrada pelo médico e pós-doutor em cardiologia, Jairo Mancilha, que abordou a “Autorrealização: Evoluindo para uma vida mais vibrante e significativa”. Segundo Dr. Jairo, o tema tem muito a ver com qualidade de vida, porque para a pessoa se autorrealizar é preciso estar com o físico e o psicológico bem. “Depois de satisfazer as necessidades básicas, as pessoas buscam chegar ao topo da pirâmide de Maslow e conseguir viver com mais valores, mais paz de espírito e, principalmente, saber gerir as emoções. A autorrealização tem a ver com o espírito e não com o ego e, para conquistá-la, é preciso viver o presente intensamente”, disse o médico.
O tema apresentado por Dr. Jairo Mancilha despertou o interesse do público que acompanhou atentamente a palestra e participou de todas as dinâmicas propostas pelo médico.
Dando continuidade ao Fórum de Saúde, o odontólogo Luiz Alves de Oliveira Neto, trouxe para a discussão a palestra “Qualidade de vida e saúde bucal - compreendendo os efeitos do estresse na cavidade oral”. De acordo com Dr. Luiz, o estresse pode atingir a cavidade oral, causando, por exemplo, desgastes dentários, lesões do tecido mole e da boca, problemas de articulação temporo-mandibular e dores faciais. “Existem casos de hiperatividade muscular que podem gerar cansaço, dor de cabeça ao redor da face e orelha, e tudo isso é decorrente do excesso de força que se desloca para a cavidade oral, podendo estar relacionado ao estresse”, explicou o odontólogo.
Concluindo o ciclo de palestras, os magistrados e servidores acompanharam a palestra sobre “O manejo do estresse e a busca do bem-estar”, ministrada pelo psicólogo André Faro Santos. Segundo o psicólogo, o objetivo é fazer com que os ouvintes aprendam a lidar melhor com os problemas, de modo que essa melhoria se reflita também na saúde. “A ideia é falar não de grandes problemas que afligem o ser humano, mas dos probleminhas do dia a dia, para tentar identificar o que fazem as pessoas que conseguem lidar com eles e se adaptar às adversidades”, disse André.
O encerramento do XI Fórum de Saúde e Qualidade de Vida foi marcado por um coquetel oferecido aos participantes do evento.
Fotos: Jamisson Souza