Conheça a Vara do Trabalho de Estância
- Publicado: Sexta, 07 Agosto 2015
Sede de jurisdição da Justiça do Trabalho desde 13 de março de 1989, a cidade de Estância proporciona algumas peculiaridades à Vara do Trabalho que lá funciona. Isso porque o município está situado à beira da BR101 e possui uma população grande. Estes fatores favorecem a instalação de empresas. Atualmente, existem 18 indústrias em funcionamento, sendo três de grande porte, com mais de 400 empregados diretos.
Por causa disso, segundo o diretor da unidade, Thiago Ramos Santos, a Vara do Trabalho de Estância difere das outras não só pela grande movimentação processual, como também pela complexidade dos processos. “A reclamação trabalhista contra indústria vem seguida, na maioria das vezes, da realização de perícia, tendo, em média, 280 nomeações de peritos ao ano; ou digitação de cartão de ponto, pois são normais pedidos de horas extras, intervalos, dobras e sobreaviso. Assim, pode-se dizer que a equipe está sempre com grandes demandas de trabalho, seja para quem atende o público, seja para o assistente do juiz”, explica o diretor, que atua na Justiça do Trabalho há mais de 11 anos, desde sempre lá em Estância.
Além de Estância, estão sob jurisdição daquela Vara as cidades de Arauá, Cristinápolis, Indiaroba, Itabaianinha, Santa Luzia do Itanhy, Tomar do Geru e Umbaúba. A unidade conta com sete servidores, além do diretor Thiago e da juíza titular Alice Maria da Silva Pinheiro Figueiredo. São eles Alberto Morais, Ana Paula Figueiredo, Joelson do Nascimento, Lucas Cartagena, Samuel do Carmo, Talita de Lima e Telma Zarpellon.
Desde 2006 no cargo de diretor da unidade, Thiago qualifica sua equipe como solidária e acolhedora de novas ideias e participativa no gerenciamento dos projetos. “Apesar da grande quantidade de trabalho, estamos sempre construindo uma metodologia de trabalho dinâmica, evitando as repetições e procurando sempre conhecer as novas ferramentas informacionais que são disponibilizadas”, acrescenta.
Movimentação processual
Como apontou o diretor da Vara de Estância, é grande a movimentação processual na unidade. Em 2014, por exemplo, foram distribuídos 988 novos processos e julgados 821 processos de conhecimento.
Já no primeiro semestre de 2015, a Vara de Estância recebeu 431 casos novos, enquanto julgou 581 processos de conhecimento. Isto é, a Vara do Trabalho de Estância, neste período, não só alcançou, como ultrapassou a Meta 1 do CNJ (julgar maior quantidade de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente), atingindo um índice de cumprimento de 134,8%.