Conheça mais a Vara do Trabalho de Maruim
- Publicado: Sexta, 14 Agosto 2015
Criada pela Lei nº 5.403, de 29/03/1968, e instalada no mesmo ano pelo TRT da 5ª Região (BA), a Vara do Trabalho de Maruim atende uma grande demanda, podendo ser comparada a uma vara da capital, segundo o diretor da unidade, Eduardo Guimarães de Oliveira.
O alto número de processos pode ser atribuído, sobretudo, à presença de grandes empresas na região de jurisdição, a exemplo da Petrobras, em Carmópolis; e da Vale, em Rosário do Catete. Além destes dois municípios, estão sob a jurisdição de Maruim as cidades de Divina Pastora, General Maynard, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas e Siriri.
Recentemente, os municípios de Capela, Japaratuba e Pirambu foram transferidos da jurisdição da Vara de Maruim para a jurisdição da Vara de Propriá. O objetivo foi distribuir igualmente os processos trabalhistas entre as unidades jurisdicionais da Justiça do Trabalho de Sergipe, de modo a agilizar e, assim, melhorar a prestação dos serviços jurisdicionais (veja Resolução Administrativa Nº 24/2015).
Processos
Em 2014, a Vara de Maruim recebeu 1.436 processos novos e julgou 1.360 processos de conhecimento. Agora em 2015, somente no primeiro semestre, foram distribuídos 862 processos novos, enquanto 785 processos de conhecimento foram julgados. Com base nestes últimos dados, a Vara de Maruim já alcançou 91,07% da Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece aos órgãos de justiça julgar maior quantidade de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente.
Para o diretor Eduardo Guimarães, que já atua na Justiça do Trabalho há 22 anos, exercendo os últimos três no atual cargo em Maruim, a quantidade de trabalho é grande; por isso, a equipe está sempre em ritmo acelerado, em busca de cumprir prazos. “A nossa maior dificuldade é o pequeno número de servidores. Mas já é de conhecimento do tribunal, que já está tomando as medidas necessárias, como a aprovação da resolução que reestrutura as unidades”, ressalta Eduardo, que acredita na melhoria da prestação jurisdicional com a chegada de novos colegas.
Equipe
Além da juíza titular, Cristiane D'Avila Ribeiro, e do diretor da unidade, a equipe de Maruim conta com o trabalho e a dedicação de outros dez servidores: Adriano Carvalho, Angelita Nascimento, Cristiane Silva, Elisabete de Castro, José Augusto de Melo, João Abel Teixeira, Maria Christina Motta, Maria Gorete de Araújo, Patrícia Matos e Sérgio Roberto da Cruz.
O gestor da Vara de Maruim avalia sua equipe como harmoniosa e comprometida. “Apesar de ser um grupo pequeno, realiza um excelente trabalho”, considera.