• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Conheça mais a Vara do Trabalho de Itabaiana

Criada pela Lei nº 7.729, de 16 de janeiro 1989, e instalada em 13 de março do mesmo ano, a Vara do Trabalho de Itabaiana teve como primeira juíza-presidente a Dra. a Suzane Faillace Lacerda Castelo Branco, que permaneceu na Vara desde a criação até sua promoção a desembargadora.

De lá para cá, a unidade cresceu e se modernizou. A Vara de Itabaiana, por exemplo, é pioneira na migração de processos de execução do meio físico para o eletrônico através do Cadastro de Liquidação e Execução (CLE). Iniciativa da juíza titular, Laura Vasconcelos Neves da Silva, e do diretor da secretaria, Fabrício Oliveira Souza, o trabalho de migração começou neste ano e exigiu disciplina e organização maiores na Vara, fazendo com que cada servidor se dedicasse a esta atividade, além das habituais. “Foi um trabalho intenso, mas a inserção dos processos no CLE facilitou muito nosso trabalho, pois, praticamente, só temos processos eletrônicos agora”, afirma o servidor Adeilson Chaves.

A Vara de Itabaiana se destaca também no número de conciliações na fase de conhecimento (Meta 9 do CNJ). Dentre todas as Varas, ela é a que tem maior índice de concilição: 42,19%, até julho deste ano.

Equipe
A equipe de trabalho é formada pela juíza titular, Laura Vasconcelos Neves da Silva; pelo diretor Fabrício Souza; e pelos servidores Adeilson Chaves, Anderson da Silva, Irandi de Oliveira, José Alberto Vieira, Mônica Andrade e Tiago Macêdo.

Para o diretor da secretaria, a equipe só merece elogios. “O clima na secretaria é harmonioso. Os colegas são dedicados, prestativos e interessados sempre em aprender, evoluir e, é claro, atender nossos jurisdicionados da melhor maneira possível”, exalta Fabrício, que atua na Justiça do Trabalho de Sergipe há mais de 22 anos, nove deles em Itabaiana (de 1993 a 2002 e de 2011 até agora).

Estão sob jurisdição da Vara de Itabaiana os municípios de Areia Branca, Campo do Brito, Carira, Frei Paulo, Macambira, Malhador, Moita Bonita, Pedra Mole, Pinhão, Ribeirópolis e São Domingos, além do município-sede.

Processos
De acordo com os dados do e-Gestão, em 2014, a Vara de Itabaiana recebeu 556 novos processos e julgou 694 pendentes. No ano passado, portanto, Itabaiana ultrapassou a Meta 1 do CNJ, que estabelece que o número de processos julgados seja maior do que o número de processos distribuídos no ano corrente.

Agora em 2015, até o mês de junho, foram distribuídos 381 processos na Vara de Itabaiana, enquanto 354 foram julgados. Isso representa, até o momento, um cumprimento de 92,9% da meta.

O e-Gestão aponta ainda os três assuntos mais recorrentes nos processos de Itabaiana: aviso prévio, multa do FGTS e adicional de insalubridade.