• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Advogados trabalhistas conhecem processo digital

Fotos: Ascom TRT20

Os advogados trabalhistas sergipanos conheceram ontem (17/9) o Processo Digital, sistema que permitirá a digitalização total das peças processuais. A apresentação aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil " Seccional Sergipe (OAB/SE). A presidente do TRT da 20ª Região, desembargadora Suzane Faillace Lacerda Castelo Branco, e o diretor do Serviço de Informática, Euler Prado Rocha, explicaram como será feita a implantação local do projeto.

 

Durante 30 dias, a Justiça do Trabalho fará uma campanha de divulgação sobre o Processo Digital, no Fórum Dantas do Prado. Servidores do TRT estarão explicando aos advogados as instruções de uso do sistema de digitalização. O momento servirá também para esclarecimento das principais dúvidas.  "Faremos demonstração do sistema para criar, entre os advogados trabalhistas, uma cultura de digitalização", disse Suzane Faillace.

 

Atualmente, as peças processuais produzidas pelas secretarias das Varas do Trabalho já estão disponíveis em meio eletrônico. Para tornar os processos em tramitação totalmente digitais, o TRT de Sergipe, em atendimento à Instrução Normativa nº 30/2007, do TST, disponibilizará computadores e scanners aos advogados.

 

OAB

O presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade, disse que a digitalização das peças processuais tornará o processo mais célere e mais seguro e enalteceu a iniciativa do TRT, que fez uma inversão de prioridades ao optar por discutir com a classe dos advogados o novo sistema antes de colocá-lo em operação. "Esta iniciativa de apresentar o novo sistema aos advogados, abrindo espaço para sugerir, aprimorar e tirar dúvidas, é uma demonstração, através do gesto da presidente do TRT, desembargadora Suzane Faillace, que a magistratura trabalhista respeita a classe e compreende a fundamental importância da advocacia na prestação jurisdicional", ressaltou Henri Clay.