• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

NUCAE apresenta índices crescentes de conciliação

Com o objetivo de consolidar uma política pública permanente de incentivo à conciliação no processo judicial trabalhista, o Núcleo de Conciliação e Apoio à Execução (NUCAE) apresenta resultados crescentes nos índices de acordos realizados.

De acordo com o juiz auxiliar de execução, Antônio Francisco de Andrade, o índice de conciliação do NUCAE ultrapassa os 50%, desde sua criação em maio. “Considerando somente os casos em que as partes comparecem à audiência, este índice sobe para mais de 80%. Isto porque nem todos comparecem, daí não tem acordo”, explica.

Segundo Dr. Francisco, nem sempre o acordo é feito no momento da audiência. As partes dialogam, expõem suas propostas, que, posteriormente, são estudadas e a conciliação vem a ser efetivada. “As audiências são importantes porque, mesmo sem a conciliação na hora, deixamos tudo encaminhado para que se chegue a uma solução. Assim, já damos um grande passo para a execução”, considera.

Na última sexta-feira, 11/09, o NUCAE realizou 12 audiências de conciliação, envolvendo 02 processos físicos e 10 eletrônicos em fase de execução. As audiências resultaram em 05 acordos que totalizaram em um valor de mais de R$ 21.300,00.

Na Semana Nacional de Execução Trabalhista, que acontecerá de 21 a 25/09 o NUCAE realizará audiências com 22 processos que estão incluídos no 18º Leilão Unificado, além de processos que já têm audiências agendadas.

   
   

Fotos: Julie Braga