Estudantes de direito realizam visita técnica no TRT20
- Publicado: Terça, 22 Setembro 2015
Na manhã desta terça-feira, 22 de setembro, estudantes do curso de Direito da Faculdade Estácio-Fase participaram de uma visita técnica ao Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, a fim de conhecer o funcionamento, a estrutura e as atividades deste Tribunal.
Os alunos foram recepcionados e encaminhados para a sala de Múltiplos Eventos onde receberam informações sobre a história e o funcionamento do Tribunal e Varas Trabalhistas. Em seguida, assistiram a uma sessão de julgamento no Tribunal Pleno do TRT. Logo após, conheceram a dinâmica das atividades desenvolvidas na Coordenadoria de Atendimento e Protocolo (CAP), e tiraram algumas dúvidas com o coordenador do setor, Antônio José Chrisóstomo de Vasconcelos e pelo chefe do Setor de Atermação (Sate), Ricardo Andrade.
A advogada orientadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da faculdade Estácio-Fase, Eline Mendonça Barreto de Faro Barros, destacou a importância do contato dos estudantes com a instituição federal. “Eles puderam ter contato com o que há de mais atual na área do judiciário trabalhista e, assim, fazer o comparativo com o que é estudado em sala de aula. Essa atividade serve para incrementar a bagagem teórica”, afirmou. Já o estudante José de Oliveira Souza ficou muito satisfeito com a atividade. “A visita foi excelente e serve para compatibilizar o aprendizado teórico do curso com a possibilidade de verificar in loco o que vivemos em sala de aula”, afirmou.
Finalizando a visita, os alunos seguiram para o prédio das Varas do Trabalho e foram recepcionados por Paulo Henrique Cavalcante, Edson Vasconcelos e Carlos Everton Lisboa, respectivamente, diretores das 1ª, 5ª e 6ª Varas do Trabalho. Divididos em grupos, eles também assistiram às audiências realizadas pelas juízas titulares, Silvia Maluf (1ª Vara) e Eleusa Passos(5ª Vara) e pela juíza substituta Júlia Borba (6ª Vara). Um dos grupos teve a oportunidade de conversar com o juiz titular da 6ª Vara, Ariel Salete de Moraes.
Para a estudante Renata Alves Santos, a visita permitiu que ela e seus colegas conhecessem a rotina da Justiça do Trabalho com muita proximidade. “Fomos muito bem recepcionados. Todos foram muito didáticos e tiveram preocupação em atender bem e tirar nossas dúvidas. Tinha a ideia de ambiente mais frio, mas hoje mudei meu conceito”, destacou a estudante. Sua colega de curso, Mariana Vieira, complementou. “Tivemos muito acesso ao conhecimento. Foi muito esclarecedor conhecer a dinâmica de trabalho do Tribunal, o número de processos, o processo eletrônico. Fiquei bem satisfeita", concluiu.
Fotos: Elma Santos/Ascom