Cadastro de Liquidação e Execução otimiza o trabalho na Vara de Itabaiana
- Publicado: Segunda, 28 Setembro 2015
Mais de 95% dos processos em fase de execução da Vara do Trabalho de Itabaiana encontram-se digitalizados. A Vara vem se destacando na migração de processos de execução do meio físico para o eletrônico através do Cadastro de Liquidação e Execução (CLE). A iniciativa é da juíza titular, Laura Vasconcelos Neves da Silva, e do diretor da secretaria, Fabrício Oliveira Souza.
O cadastro é uma ferramenta criada e disponível no Sistema do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) que permite o cadastramento de processos de liquidação e execução, para que eles tramitem, a partir daí, de forma eletrônica. Na Vara de Itabaiana, o trabalho de migração foi realizado com processos anteriores a 2012, já que deste ano em diante eles já nasciam em versão eletrônica. Ao todo, cerca de 300 processos já foram convertidos, o que corresponde a quase 100% dos processos na fase de execução na Vara, similar aos índices de virtualização da 8ª e 9ª Varas, que surgiram após a implantação do PJe-JT.
Para o diretor da secretaria, Fabrício Souza, a virtualização facilita a consulta dos processos e otimiza o trabalho. “Com a migração de quase todos os processos, quase não temos mais a necessidade de manusear os processos físicos. O CLE tem representado um grande avanço”, conclui.