Servidores de TI participam de curso sobre Métodos Ágeis e Governança
- Publicado: Segunda, 23 Novembro 2015
Teve início nesta segunda-feira, 23/11/2015, o curso “Métodos Ágeis Alinhados à Governança de TI”. O curso é ministrado por Manoel Pimentel Medeiros, considerado um dos consultores mais renomados na área, e tem como público-alvo os servidores da SETIC envolvidos em atividades de desenvolvimento e manutenção de sistemas.
De acordo com o consultor, o curso busca criar maneiras de melhorar o processo de desenvolvimento de software para ter um resultado mais ágil e antecipado, focado na geração de valor para o usuário final. “É um treinamento em gestão ágil, onde investigaremos diferentes dimensões dos chamados métodos ágeis, como geração de oportunidade, redução de risco, aumento do engajamento de colaboradores e do próprio cliente, principalmente o aumento da qualidade do produto final”, explica.
Os métodos ágeis, além de estarem voltados para a geração antecipada de valor, tentam aumentar o engajamento do usuário no processo. “A opção tradicional é realizar um projeto de um ano, por exemplo, e entregá-lo somente ao término do ano. Com os métodos ágeis eu divido o meu projeto em pequenas entregas, com qualidade, para que receba o feedback de forma antecipada e aprenda sobre a maneira correta de desenvolver o software, muitas vezes utilizando a opinião do próprio usuário”.
Robson Martins, da SETIC, acredita que o curso vai agilizar o processo de desenvolvimento de software, contribuindo para que o Tribunal alcance os seus objetivos estratégicos.
O treinamento segue até amanhã, 24/11/2015, e alinha-se aos objetivos do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) para o sexênio 2015/2020 de “Desenvolver a equipe de TI e adequar a sua estrutura funcional”, “Aprimorar as práticas de Governança de TI” e “Garantir a efetividade dos serviços de TIC perante o público interno e externo”.
Fotos: Layanna Machado/Ascom