• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Servidores do TRT20 aderem ao transporte compartilhado

Servidores têm adotado medidas criativas de adaptação às mudanças administrativas instituídas no TRT20. Com o turno único de trabalho, alguns resolveram unir-se para compartilhar o meio de transporte até o Tribunal.

O objetivo do transporte compartilhado é que duas ou mais pessoas que moram em localidades próximas partilhem as viagens de carro para o trabalho. Os servidores podem alternar o uso dos seus próprios veículos ou contratar automóveis maiores que realizem o serviço, como Vans.

Cinco servidores da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC) aderiram à prática desde Janeiro. A cada dia da semana, um deles é responsável pela condução. O servidor Diego Calazans conta que a iniciativa foi decorrente do aumento no preço da gasolina. Mas, segundo ele, já é possível observar outros benefícios, como a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento da relação entre os participantes. “Além de obrigar todos a cumprirem o horário pontualmente”, declarou Diego.

Outros servidores apoiam a iniciativa e já se tornaram adeptos da mobilidade sustentável. Uma delas é Cláudia Levita, da Escola Judicial, que compartilha o transporte com mais três pessoas. “É uma maravilha! Em vez de nos estressarmos com o trânsito todos os dias, viemos conversando no carro. Sem contar que isso representa três vagas a menos sendo ocupadas no estacionamento”, conta a servidora.

A prática ainda contribui para a contenção do congestionamento de veículos na cidade e redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, além de incentivar a criação de outras boas práticas no ambiente de trabalho.