• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Ônus da prova é tema de curso da EJUD20

Na manhã desta quinta-feira, 14/04, a Escola Judicial do TRT da 20ª Região deu prosseguimento ao 3º Curso Prático de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho para servidores da atividade-fim. O curso faz parte do Programa de Formação Continuada da EJUD20.

O juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Aracaju, Guilherme Carvalheira Leal, conduziu as atividades do 2º módulo do curso, abordando o “Ônus da prova no Processo do Trabalho – Valoração das provas produzidas pelas partes  Fatos constitutivos, modificativos e extintivos na lide trabalhista  abordagem de questões práticas e polêmicas”.

De acordo com Dr. Guilherme, um dos tipos de prova que vêm se apresentando com frequência no processo do trabalho é a eletrônica. Isso acontece por conta do fácil acesso que as pessoas têm aos meios eletrônicos.

“ A prova eletrônica chega ao processo através de gravações, filmagens, redes sociais, mensagens via aplicativos para celular, dentre outros. Como são meios de prova que estão cada vez mais se avolumando no processo do trabalho e ainda encontram uma certa resistência pelo fato de ser algo relativamente novo, é muito importante trazermos isso para discussão”, disse o juiz do trabalho.

Para provocar um debate entre os servidores da atividade-fim que participavam do curso, Dr. Guilherme apresentou alguns exemplos práticos de provas já utilizadas em alguns processos julgados por ele, instigando assim, uma avaliação dessas provas.

O vice-presidente do TRT20, desembargador Carlos de Menezes Faro Filho esteve presente no segundo dia do curso de formação da EJUD20.

Fotos: Daniela Sampaio/Ascom