• RSS
  • Youtube
  • E-mail
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Na última terça-feria, 26/05, aconteceu o 1º Encontro de Capacitação do Sistema Integrado de Gestão Orçamentária e Financeira da Justiça do Trabalho (Sigeo-JT), realizado no prédio da sede administrativa do TRT-3 (MG). O evento irá capacitar servidores de diferentes Regionais da Justiça do Trabalho para a utilização do novo sistema.

O que é o Sigeo-JT?

O Sigeo-JT é uma ferramenta eletrônica para planejamento, elaboração, execução e controle da proposta orçamentária da Justiça do Trabalho. Desenvolvido em 2014, por iniciativa do Grupo de Trabalho formado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o Sistema objetiva buscar uma solução em informática que garanta agilidade na obtenção de dados, racionalizando procedimentos e integrando o acompanhamento orçamentário de toda a Justiça do Trabalho.

Além de simplificar todos os processos e de melhorar a eficácia e eficiência no aproveitamento dos recursos, o Sigeo-JT permite a aferição da gestão por meio de indicadores e relatórios, melhorando o controle e reduzindo a possibilidade de erros. Antes da implantação do sistema, todo esse processo de elaboração e acompanhamento era realizado manualmente.

O Sigeo-JT foi instituído em toda a Justiça do Trabalho no dia 30 de novembro de 2015 (Ato Conjunto TST.CSJT.GP nº19), após o aprimoramento do programa a partir de versões desenvolvidas com o acompanhamento de uma equipe técnica formada por servidores de TRTs da 1ª, 3ª, 9ª, 14ª, 16ª e 20ª Regiões. Este ano, o Sigeo-JT deve ser utilizado para enviar a proposta orçamentária da Justiça do Trabalho ao Poder Executivo e para elaborar o planejamento de receitas e despesas do exercício de 2017.

O Encontro de Capacitação do Sigeo-JT

O 1º Encontro de Capacitação do Sigeo-JT foi aberto pelo presidente do TRT-3, desembargador Júlio Bernardo do Carmo. O representante do Tribunal mineiro falou do objetivo do evento e aproveitou para prestigiar a "nobre missão" das unidades de orçamento e finanças da Justiça do Trabalho. Também avaliou a existência de um sistema informatizado unificado e a criação do grupo de trabalho de orçamento e finanças como necessidades urgentes. "Os desideratos específicos deste encontro estarão sintonizados com a simplificação do processo de elaboração da proposta orçamentária, com a melhora da eficiência e da eficácia no aproveitamento dos recursos orçamentários disponibilizados e com o aumento do controle relativo à execução orçamentária e financeira", apreciou o desembargador.

A capacitação foi ministrada pelo Secretário de Orçamento e Finanças do TRT-20, Givaldo Costa Nascimento, com a participação e o apoio da diretora de orçamento e finanças do TRT-3, Marília Souza Diniz Alves, do coordenador de orçamento e finanças do CSJT, Marcos Augusto Willmann Saar de Carvalho, e do coordenador de orçamento e finanças do TST, Anníbal Nery Júnior.

Fonte: TRT3