Servidores concluem curso sobre Gerência de Projetos Ágil
- Publicado: Quarta, 08 Junho 2016
Os servidores do TRT20 participantes do curso sobre Gerência de projetos Ágil concluíram o treinamento hoje, 08/06, aplicando as abordagens do Guia PMBOK e da metodologia SCRUM de gerenciamento ágil de projetos em uma atividade prática.
A turma foi dividida em equipes de trabalho para realizar a aplicação do SCRUM na gerência de projetos. Para isso, as equipes precisaram criar o backlog do produto, realizar reunião de planejamento da 1ª sprint e estabelecer meta, além de construir o quadro de tarefas.
O curso, composto por 4 módulos, foi ministrado pelo Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação, Marcos Xavier de Almeida Barretto, e pela Chefe do Escritório de Projetos de TI do TRT20, Rozana Alves Farani Farias.
Segundo o Subsecretário de Orçamento, Finanças e Pagamento de Pessoal, Aélio Fábio Oliveira de Amorim, o curso foi muito produtivo, destacando os módulos práticos como parte muito importante para o processo de aprendizagem. “Minha avaliação do curso é muito positiva, a partir do momento que você consegue racionalizar os procedimentos na gestão de projetos. Com esse treinamento teremos uma base para poder partir para a pesquisa e desenvolver ferramentas que esse tipo de metodologia nos permite e dessa forma poder aperfeiçoar o que se viu aqui”.
Para o Coordenador de Apoio Administrativo, Carlos Alexandre Queiroz de Azevedo, as aulas práticas foram fundamentais para que os servidores pudessem tirar quaisquer dúvidas sobre a aplicação da metodologia discutida. “Essa atividade faz com que a gente verifique as dificuldades do dia a dia, no que diz respeito a elaboração de um projeto. Mesmo que já se tenha as definições do que se pretende, o que facilitaria a elaboração do projeto, ainda assim, ele pode apresentar na confecção e no desenvolvimento vários empecilhos, onde será preciso que façam adequações para que se consiga o resultado almejado”.
O curso contou com a participação também de alguns servidores do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe. O Coordenador de Planejamento, Estratégia e Gestão do TRE, Marcelo Gerard, disse ter ficado bastante satisfeito com o resultado do treinamento. “O curso pega a metodologia tradicional e insere a agilidade na execução de um projeto. Com disso se diminui a quantidade de tarefas burocráticas do planejamento do projeto e reduz, inclusive, a quantidade de documentos necessários, fazendo com que a equipe consiga realizar um trabalho mais sincronizado. Nós do TRE não conhecíamos essa metodologia que o TRT adotou e é muito interessante".
Fotos: Daniela Sampaio/Ascom