Magistrados debatem sobre a oralidade e incidentes processuais na audiência trabalhista
- Publicado: Terça, 14 Junho 2016
No segundo dia de atividades do XI Curso Intensivo de Formação Continuada para Magistrados, promovido pela Escola Judicial do TRT20, o tema abordado foi o “Oralidade na audiência trabalhista: incidentes processuais”.
O Desembargador Thenisson Santana Dória deu início aos trabalhos e apresentou os palestrantes responsáveis pela abordagem do tema do 2º dia de curso: o Ministro aposentado do TST, José Simpliciano Fontes de Faria Fernandes e o Juiz titular da 8ª Vara do Trabalho de Aracaju, Alexandre Manuel Rodrigues Pereira.
Os magistrados convidados para conduzirem a palestra, abordaram a temática com enfoques diferentes. Dr. José Simpliciano falou sobre a importância da oralidade na audiência trabalhista. “O objetivo é fazer um enfoque na necessidade da observância do diálogo no processo da comunicação dialética e a partir daí se prolatar uma decisão mais eficaz, mais compreendida e mais absorvida pelas partes. O princípio da oralidade é um instrumento muito eficaz para o alcance desse objetivo”, disse.
Dr. Alexandre levou para a discussão com os magistrados questões pertinentes aos incidentes processuais, que normalmente ocorrem durante a audiência trabalhista. “Discutimos sobre os principais aspectos que podem ocorrer e ocasionar um atravancamento no processo. A contradita de uma testemunha, um requerimento de intervenção de terceiro são exemplos de incidentes processuais”, explicou.
O XI Curso Intensivo de Formação Continuada para Magistrados segue até o dia 17/06.
Fotos: Jamisson Souza